Disfunção Erétil

O que é?

Disfunção erétil (DE), também conhecida como impotência sexual, é a incapacidade de ter ou manter uma ereção para um desempenho sexual satisfatório. É um problema de saúde do homem que aumenta com a idade, acometendo 10% dos homens até os 49 anos, 35% entre 50-59 anos e até 61% nos homens com mais de 70 anos.

A DE se associa a uma série de fatores e doenças como desordens psiquiátricas ou psicológicas, problemas prostáticos, tabagismo, medicações, alterações hormonais, condição sócio-econômica e doenças crônicas, sendo os principais: problemas cardíacos, diabetes, hipertensão arterial (pressão alta) e a cirurgia para o tratamento do câncer de próstata.

Diagnóstico

O diagnóstico é basicamente clínico, dependendo da história clínica e exame físico do paciente. Exames complementares podem ajudar a identificar algunas causas.

Qual o Tratamento?

O tratamento da DE é específico para a condição que está causando o problema, sendo de fundamental importância a identificação dos fatores de risco. Como medidas gerais, o médico urologista deve estimular hábitos saudáveis de vida, corrigir fatores de risco como tabagismo, sedentarismo e obesidade, fazer a reposição hormonal quando necessário, e supervisionar o correto tratamento de doenças cardíacas, psiquiátricas e psicológicas, o controle estrito do diabetes e sugerir a troca de determinadas medicações que possam estar prejudicando a ereção. Depois de todas essas condições corrigidas e orientadas, caso persista o problema, o urologista pode lançar mão de medicações facilitadoras da ereção, ou utilizar injeções penianas que promovam a ereção. Caso nenhum desses tratamentos funcione, o próximo passo é uma cirurgia para colocação de uma prótese peniana.


Warning: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/urobrasil/www/wp-content/plugins/simple-fields/functions.php on line 1685