Escroto Agudo

O que é?

As principais causas de um escroto agudo são: orquite, epididimite, orquiepididimite, torção testicular ou de seus apêndices e trauma. Outras causas como a presença de tumores, outros tipos de infecção e vasculites também podem gerar um quadro de escroto agudo. As torções são mais comuns em crianças e adolescentes, enquanto que as inflamações e o trauma são mais comuns em indivíduos adultos.

Diagnóstico?

O mais importante é identificar a causa da dor testicular, porque pacientes que apresentam a torção testicular devem ser submetidos a um tratamento cirúrgico de urgência. Esse diagnóstico é dado após avaliação do especialista e a realização de alguns exames, como o ultrassom com Doppler da bolsa escrotal.

Qual o Tratamento?

O fator mais importante na decisão cirúrgica é o tempo de torção testicular e posterior avaliação da viabilidade do mesmo.
Se o problema identificado for uma inflamação (orquites, epididimites ou orquiepididimites), o tratamento se baseia em medidas gerais, incluindo a suspensório escrotal para alívio da dor, analgésicos e antiinflamatórios. Dependendo do caso, a utilização de antibióticos também pode ser necessária. As inflamações testiculares ou epididimárias apresentam resolução lenta, podendo levar de semanas a meses para a resolução completa.
Na maioria dos casos de trauma testicular o tratamento também é baseado em medicamentos e medidas gerais. Contudo, em alguns casos específicos e mais graves, a cirurgia pode ser indicada.


Warning: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/urobrasil/www/wp-content/plugins/simple-fields/functions.php on line 1685