Fimose e Parafimose


O que é?

A fimose é definida como a incapacidade ou dificuldade de retrair o prepúcio (pele que cobre a cabeça do pênis) e pode ocorrer em homens de todas as idades. Pode apresentar dor e o aumento da sensibilidade na cabeça do pênis (glande) com desconforto no momento das relações sexuais ou masturbação. Além disso, a fimose aumenta a chance de um indivíduo contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST) como a sífilis, gonorréia, HPV e HIV. Outras situações que geralmente são favorecidas pela presença da fimose são a candidíase e infecção urinária.

Diagnóstico

O diagnóstico é através do exame físico. Não são necessários exames complementares.

Qual o Tratamento?

O tratamento da fimose é um procedimento (cirúrgico) para a retirada do prepúcio, denominado postectomia. Em crianças, essa cirurgia é realizada com anestesia geral e em homens com anestesia local e sedação. O paciente retorna às suas atividades em torno de 5 a 10 dias. Em crianças, uma pomada pode ser aplicada no local por um período prolongado, na tentativa de resolução do problema sem a necessidade de cirurgia. Contudo, cada paciente deve ser avaliado por um Urologista.

Parafimose

A parafimose ocorre em casos grave de fimose, onde o prepúcio retrai com muita dificuldade, mas é incapaz de retornar à sua posição original para cobrir a glande. A parafimose dificulta a chegada de sangue no pênis, o que pode trazer sérios problemas. Se este for o seu caso, procure imediatamente um pronto-socorro para ser avaliado por um especialista o mais rápido possível. A redução da parafimose deve ser realizada o quanto antes.


Warning: sizeof(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/urobrasil/www/wp-content/plugins/simple-fields/functions.php on line 1685