Antigamente considerado um comportamento comum, e até mesmo luxuoso, fumar vem se tornando cada vez mais uma batalha a ser superada não só pelos fumantes, mas também pela a economia dos países e meio ambiente. Sim, o tabagismo afeta diversos níveis que vão além da saúde de quem fuma: é responsável por altos gastos públicos com tratamentos e provoca desmatamento devido ao plantio de tabaco.

Para alertar a sociedade e reforçar todos esses malefícios, foi criado o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), que todos os anos elege um assunto específico acerca do tema para direcionar toda a campanha. Em 2018, Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu “Tabaco e Doença Cardíaca” como abordagem devido à forte relação entre o fumo e as doenças cardiovasculares, incluindo os acidentes vasculares cerebrais. Esses fatores, juntos, causam a morte de 17,7 milhões de pessoas por ano. E os números não param por aí. Ainda segundo a OMS,7 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas do tabagismo, sendo que dessas 900 mil são fumantes passivos (aqueles que somente inalam a fumaça).

A lista de dados que comprovam o quanto o hábito de fumar prejudica a saúde é extensa, mas por aqui, o intuito é encorajar aqueles que têm esse vício e estão dispostos a abandoná-lo para alcançar uma vida mais saudável. Por isso, a seguir, você acompanha as principais dicas para parar de fumar.

IMEDIATA

Você pode escolher como se sente mais confortável. O recomendado é que seja feita de forma pontual: basta definir um dia e, a partir de então, deixar de fumar. Se esta for sua opção, lembre-se de que esse momento não precisa ser encarado como algo sofrido. A sugestão é programar algo que gosta de fazer e focar que esse é mais um passo em direção a uma vida com mais qualidade.

GRADUAL

Caso opte pela maneira gradual, o processo pode ser feito reduzindo o número de cigarros no dia ou adiando a cada dia o primeiro cigarro. O ideal é que, em ambos os casos, isso não leve mais do que duas semanas. Vale um alerta: não leve a sério métodos milagrosos para parar de fumar!

BUSQUE AJUDA

Deixar para trás do hábito de fumar não é uma tarefa simples, então, tenha em mente de que você pode e deve contar com a ajuda de profissionais da saúde para isso. Procure a Unidade Básica de Saúde da sua cidade para saber mais sobre o tratamento e envolva sua família e amigos para que ter o apoio necessário durante todas as fases.

No site do INCA (Instituto Nacional de Câncer), você também tem acesso a um manual com mais dicas sobre as melhores formas de tomar essa atitude tão importante para a sua saúde.

Se você fuma ou conhece alguém quer se livrar desse mau hábito, compartilhe este artigo. A mudança para ter uma vida bem vivida começa com uma decisão, então, tome a melhor delas: não fume.