São poucos minutos para ajudar a vida de, pelo menos, quatro pessoas. A doação de sangue é hoje uma das causas mais nobres de ajuda ao próximo. No dia 14 de junho, o mundo inteiro comemorará o Dia Mundial do Doador de Sangue, importante marco na história da medicina que já salvou muitas vidas em situações de risco.

Historicamente, a doação como conhecemos hoje é datada de 1936 com a inauguração do primeiro banco de sangue em Barcelona, que teve uma importante relevância no período, já que atendia os feridos da Guerra Civil Espanhola. Até alcançarmos a expertise de armazenamento de sangue muitos testes foram feitos. Desde 1665, ano dos primeiros experimentos em Oxford, esta ciência desvendou desde a circulação até a incompatibilidade sanguínea no sistema Rh.

Mas o que faz da doação de sangue algo muito importante? Além de ajudar a salvar a vida de pessoas que passaram por cirurgias, acidentes ou qualquer outro tipo de adversidade, este ato não gera nenhum problema para a sua saúde, o que constrói uma grande corrente de solidariedade!

Se interessou em ser um voluntário em prol da vida? Confira a seguir alguns dos principais requisitos para ser um doador de sangue:

  • Pesar mais de 50 kg;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização);
  • Ter dormido, no mínimo, 6 horas nas últimas 24h;
  • Estar bem alimentado (de preferência sem ter ingerido gordura nas 4 horas antes da doação;
  • Portar documento original com foto.

Vale lembrar que as informações fornecidas durante a triagem serão somadas a esses pontos para validar se você realmente está apto a doar. Caso tudo esteja de acordo, após a doação, não esqueça de alimentar-se e ingerir muito líquido.

A doação é separada em cinco etapas: registro; triagem clínica; voto de autoexclusão; doação e lanche, durando, todo o processo, cerca de uma hora. Com o sangue coletado, testes imuno-hematológicos, que em resumo titulam o sangue em ABO/Rh; e sorológicos, que verificam HIV, hepatites e outras doenças, são feitos antes de começar o fracionamento de hemácias, plasma e plaquetas. Se os exames tiverem resultados negativos, as bolsas são etiquetadas e encaminhadas aos hemocentros.

Se você precisava de um incentivo para fazer a sua doação, a data pode ser um ótimo pretexto para motivar você. Em caso de dúvida, os moradores de São Paulo podem procurar a Fundação Pró-Sangue, e para residentes de outros estados, busque o hospital mais próximo.

Fontes: Fundação Pró-Sangue, Instituto HOC – Hospital Alemão Osvaldo Cruz