Fimose e Parafimose

A Fimose é a incapacidade ou a dificuldade de retrair o prepúcio (pele que cobre a cabeça do pênis), parece simples, porém pode causar uma série de outros problemas penianos, já a Parafimose é uma complicação da Fimose e considerada uma urgência urológica. Saiba reconhecer a Fimose e o tratamento.

A fimose é uma causa bastante freqüente de procura pelo Urologista. Ela é definida como a incapacidade ou dificuldade de retrair o prepúcio (pele que cobre a cabeça do pênis) e pode ocorrer em homens de todas as idades. Embora pareça simples, a fimose pode causar uma série de outros problemas penianos. O primeiro deles é a dor e o aumento da sensibilidade na cabeça do pênis (cientificamente chamada de glande) com desconforto

no momento das relações sexuais ou masturbação. Além disso, a fimose aumenta a chance de um indivíduo contrair doenças sexualmente transmissíveis (DST) como a sífilis, gonorréia, HPV e o HIV quando o homem tem relações sexuais desprotegidas, isto é, quando ele não usa camisinha. Outras situações que geralmente são favorecidas pela presença da fimose são a candidíase, uma doença provocada por um fungo que vive na pele humana e as infecções urinárias nas suas mais variadas formas. Por fim, nos casos mais graves de fimose onde a glande fica totalmente fechada, o homem pode ter dificuldade para urinar e também não conseguir engravidar sua parceira.

O tratamento clássico para a fimose é baseado em um procedimento cirúrgico para a retirada do prepúcio (a pele que cobre a glande) denominado postectomia. Em homens adolescentes e adultos, essa cirurgia geralmente é feita com anestesia local e a recuperação é bastante favorável, onde o indivíduo rapidamente retorna às suas atividades de rotina em torno de 7 a 10 dias. Em crianças, uma pomada pode ser aplicada no local por um período prolongado, na tentativa de resolução do problema sem a necessidade de cirurgia. Contudo, cada paciente deve ser especificamente avaliado por um Urologista para o diagnóstico, tratamento e orientações corretas.

A parafimose é uma complicação da fimose e considerada uma urgência urológica. A parafimose ocorre em casos de fimose grave, onde o prepúcio retrai com muita dificuldade, mas é incapaz de retornar à sua posição original para cobrir a glande. O prepúcio com fimose e persistentemente retraído dificulta a chegada de sangue na cabeça do pênis (glande), o que pode trazer sérios problemas para a saúde do pênis. Se esse for o seu caso, procure imediatamente um pronto-socorro para que você possa ser avaliado por um especialista o mais rápido possível. A redução da parafimose deve ser realizada o quanto antes e o tratamento inicial comumente é cirúrgico.

Referências
Dobanovacki D, Lucić Prostran B, Sarac D, Antić J, Petković M, Lakić T. Prepuce in boys and adolescents: what when, and how. Med Pregl. 2012 Jul-Aug;65(7-8):295-300. Dubin J, Davis JE. Penile emergencies. Emerg Med Clin North Am. 2011 Aug;29(3):485-99.
Hayashi Y, Kojima Y, Mizuno K, Kohri K. Prepuce: phimosis, paraphimosis, and circumcision. Scientific World Journal. 2011 Feb 3;11:289-301.
Pohlman GD, Phillips JM, Wilcox DT. Simple method of paraphimosis reduction revisited: point of technique and review of the literature. J Pediatr Urol. 2013 Feb;9(1):104-7.
Wan J, Rew KT. Common penile problems. Prim Care. 2010 Sep;37(3):627-42.
Wan S, Wang Y, Gu S. Epidemiology of male genital abnormalities: a population study. Pediatrics. 2014 Mar;133(3):e624-7.

Compartilhar