Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer. É importante ressaltar que o diagnóstico precoce ainda é a melhor maneira de detectar, tratar e reduzir as consequências da doença. Porém, a adoção de algumas atitudes simples no dia a dia podem ajudar na diminuição dos riscos. 

 

5 atitudes para diminuir o risco de câncer de próstata

 

Antes de falarmos sobre as práticas saudáveis que auxiliam no diagnóstico, o primeiro passo é identificar, com o auxílio de um médico, se o homem possui fatores de risco para o câncer, como: peso, hábitos que geram risco à saúde, idade, etnia e histórico da doença na família. 

 

Lembrando que, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista conversar sobre o exame de toque retal e o de sangue PSA. Vamos às atitudes recomendadas!

 

  1. Tenha uma alimentação saudável

 

Evite a ingestão de gorduras trans e gorduras saturadas, presentes em alimentos processados e de origem animal, respectivamente. Invista em frutas, vegetais e alimentos ricos em fibras (cereais, leguminosas e grãos). Reduza o consumo de carnes vermelhas e, quando a vontade bater, prefira opções magras, pois elas têm menos gordura.

 

  1. Fique atento ao peso corporal

 

Você sabia que manter o peso adequado ajuda na prevenção do câncer de próstata? Segundo estudos, maiores quantidades de gordura corporal (adiposidade) foram associadas ao risco de câncer de próstata mais grave. 

 

O peso ideal do adulto é calculado com base no IMC (índice de massa corporal), através de duas variáveis: o peso e a altura.

 

  1. Pratique exercícios físicos regularmente

 

A atividade física entra como um coadjuvante na prevenção do câncer de próstata. De acordo com algumas pesquisas realizadas pela Johns Hopkins Medicine, homens que se exercitam regularmente têm menor chance de desenvolver câncer de próstata. Isso ocorre, em partes, pois a prática frequente de exercícios físicos atua no microambiente tumoral.

 

  1. Evite fumar

 

O tabagismo é um dos fatores de risco de pelo menos 15 tipos de câncer, incluindo o de próstata. De acordo com um estudo feito na Suécia, o hábito de fumar é também responsável por aumentar o risco de morte por câncer de próstata.

 

  1. Consulte seu médico regularmente

 

Visitar o seu médico regularmente e fazer exames de rotina é essencial para descobrir alterações e doenças em estágio inicial, evitando que elas se desenvolvam. Sempre é bom frisar que o diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita em mais de 90% a chance de cura. 

 

Entre em contato com a gente e agende sua consulta pelo site, telefone ou WhatsApp!