Mesmo com tantas informações que são disponibilizadas em diversos meios de comunicação, temos dados ainda preocupantes quando falamos sobre a saúde do homem e a prevenção de doenças, principalmente o câncer de próstata, que surge em idades mais avançadas devido ao desequilíbrio da testosterona durante o envelhecimento. Continue a leitura e saiba o que está acontecendo.

Números alarmantes

A cada 36 minutos, um homem morre no Brasil por conta do câncer de próstata. De acordo o Ministério da Saúde, 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015.

Em um âmbito mundial, segundo dados divulgados pela Coalizão Internacional para o Câncer de Próstata, depois de realizar uma pesquisa com 900 pacientes e 360 cuidadores de vários países, 47% dos homens com este tipo de câncer em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos seus sintomas. Com isso, não procuram um médico e não começam o tratamento precoce, diminuindo as chances de cura: se descoberto na fase inicial, em que não há sintomas, o câncer de próstata tem até 90% de chance de ser eliminado.

Sobre prevenção, o Inca (Instituto Nacional de Câncer) afirma que apenas 32% dos homens declararam ter feito o exame de toque, que ajuda no diagnóstico de câncer de próstata. E mais: 49% deles suportam os sintomas por até um ano antes de procurarem um médico; 34% acreditam que falar sobre a dor faz deles mais frágeis; e 57% acham que precisam aprender a conviver com a dor. As estimativas do Instituto são de cerca de 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil em dois anos, ou seja, mais do que os de mama – o tipo com maior incidência nas mulheres brasileiras.

Exame de toque

Infelizmente ainda existe o preconceito forte em relação ao procedimento, além de um constrangimento diante do médico. Esse tipo de tipo de situação precisa acabar para que acima de qualquer sentimento de vergonha esteja o cuidado com a própria saúde. Para isso, é necessário que haja maior acesso à educação, informações sobre a doença e troca de experiências entre amigos e familiares para que o incentivo seja mútuo.

Vale lembrar que o exame é rápido e é recomendado para homens acima de 50 anos, a não ser que haja histórico familiar, ou seja, da raça negra. Então, o mesmo deve ser feito a partir dos 45 anos de idade.

Para ajudar a diminuição do número de homens com o câncer de próstata, hábitos saudáveis podem ajudar o corpo a retardar o envelhecimento e, consequentemente diminuir as chances de câncer. A partir de cuidados como estes, o que os médicos desejam hoje é descobrir os casos mais agressivos precocemente para que seja possível tratar com maior possibilidades de cura e menor efeito colateral.

Porque precisamos mudar

O preconceito em relação à saúde masculina é um risco para a qualidade de vida dos homens, já que possui raízes de cunho machista e não se apoia em argumentos plausíveis. O exame de toque ou qualquer outro atendimento é realizado por profissionais com experiência: não há motivo para vergonha ou julgamentos. Por isso, nós da Urobrasil, queremos frisar a importância de procurar sempre por médicos qualificados para se consultar regularmente, focando na prevenção dessa e de outras doenças.

Acompanhe nossas redes sociais e entre em contato conosco para se prevenir, cuidar e tratar.

Fontes: Tribuna Pr, R7, O Povo