A ansiedade tem relação com a ejaculação precoce?

Ejaculação precoce é um problema que assusta muitos homens por ai… e ansiedade, depressão e problemas de autoimagem estão entre as possíveis causas que podem desencadear o quadro. Aliás, a disfunção é considerada um problema comum e dos mais prevalentes entre as disfunções sexuais masculinas.

 

A ejaculação precoce também está ligada a problemas emocionais!

 

A principal causa da ejaculação precoce é a ansiedade. Embora parte dos indivíduos consiga controlá-la durante o ato sexual, a grande maioria dos ejaculadores precoces é ansiosa. O problema é que quanto mais frequentes forem essas ejaculações, mais ansiosos eles ficam, mais adrenalina produzem e mais rápido ejaculam. Em alguns casos, a ansiedade é tanta que acabam desenvolvendo algum tipo de disfunção erétil.

 

A ejaculação precoce secundária pode acometer homens de qualquer idade, com tempo de ejaculação normal, mas que por algum motivo se tornaram mais ansiosos.

 

Como diagnosticar

O diagnóstico é clínico e depende do levantamento criterioso da história do paciente. Na maioria dos casos, a principal queixa é a dificuldade de satisfazer a companheira (o).

 

Tem tratamento

O tratamento inclui psicoterapia e/ou o uso de antidepressivos (inibidores seletivos de recaptação da serotonina), que aumentam a quantidade de serotonina no cérebro. O que se espera é que ele seja eficaz para baixar o nível de ansiedade e aprender a controlar a resposta ejaculatória.

 

Em alguns casos, inclusive, ocorre dificuldade do paciente em reconhecer a situação e buscar ajuda, com médicos ou dentro de casa. E isso acontece por medo, vergonha e dificuldade dos próprios médicos em abordar o assunto, diagnosticar e dar o correto encaminhamento para o tratamento.

 

Aqui, na Urobrasil, possuímos um corpo clínico altamente qualificado para te ajudar. Agende uma consulta hoje mesmo.

Conteúdo do artigo

Mais sobre este assunto

Pedra nos rins

Mitos e verdades sobre pedras no rim

É hora de separar o que é real do que é só boato e entender melhor essa condição que causa tanto desconforto e dúvidas. Vamos entender a seguir os principais mitos e verdades sobre o assunto!