Balanite é uma desordem inflamatória da glande peniana. Quando o processo envolve a pele do pênis (prepúcio) é também chamada de balanopostite. Em crianças, a infecção bacteriana é mais comum. Em homens adultos, principalmente os não circuncisados, pode ser bacteriana, fúngica ou até causada por traumas locais.

A doença se manifesta como uma irritação e vermelhidão na glande e/ou prepúcio, podendo ocorrer também manchas brancas ou avermelhadas, além de secreções. Se existir dor ao urinar, infecção urinária deve também ser investigada.

A saúde vaginal da parceira também é um fator importante a ser considerado, e qualquer sintoma dela deve ser investigado e tratado pelo ginecologista para evitar que a infecção no homem não seja controlada ou recorra no futuro.

Outras lesões de pele e infecções podem estar associadas a essa condição e devem ser avaliadas pelo seu urologista.

O tratamento dessa condição envolve a retirada do fator predisponente, higiene adequada, além de tratamentos tópicos com antibacterianos e anti-fúngicos, além de outros medicamentos. Em pacientes diabéticos o controle da infecção pode ser mais difícil.

Quando esse tratamento falha ou a infecção se repete frequentemente, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada a pele em excesso no pênis (postectomia ou circuncisão). Procure seu urologista, tire suas dúvidas!

Por Rafael Maistro Malta