Que devemos ingerir líquidos regularmente é uma informação que todos sabemos, não é mesmo? Porém, a fim de evitar os cálculos renais, essa informação é ainda mais importante quando acrescentamos o verão nesta conta. O aumento na formação de cálculos urinários pode chegar a 30% nessa época do ano.

É como uma conta de soma e subtração. Com o aumento no calor nosso corpo tende a expelir mais líquidos através da transpiração. Quando não ocorre uma hidratação adequada, a urina fica mais concentrada em minerais, como o cálcio e oxalato, que são responsáveis pela formação de cálculos urinários na maioria dos casos.

Apesar da orientação de ingerirmos 2 litros de água por dia, é importante atentar-se à quantidade de líquido que é eliminado através da urina, e com o verão o risco de desidratação é ainda maior.

Um bom termômetro para estes casos é atentar-se à coloração da urina, onde a cor mais clara indica uma boa hidratação.

Sobre quais os tipos de líquidos ingerir, todos têm importância, porém, quando a pessoa possui propensão a formação de cálculos renais, alguns são mais efetivos que outros. A ingestão acentuada de chá, por exemplo, é benéfica quanto à hidratação, mas pode ser perigosa em pacientes com litíase de oxalato, visto que essa bebida é muito rica nessa substância.

A ingestão de sucos de frutas cítricas, como laranja e limão, é recomendada. A presença de citrato nesses alimentos pode atuar como fator protetor na formação de cálculos urinários.

O consumo de água é sempre uma ótima opção para se hidratar.

Na presença de cálculos urinários, a avaliação por médico especialista é fundamental para o diagnóstico, tratamento e orientações mais adequadas a cada caso.

Fonte:
https://portaldaurologia.org.br/publico/dicas/hidratacao-nos-meses-de-verao/