A consulta regular com um pediatra é essencial para os cuidados de saúde durante a infância. Quando necessário, um pediatra recomendará uma consulta com um urologista que auxiliará em diagnósticos, prevenção e tratamento de distúrbios urinários.

Um urologista pediátrico ou urologista é um cirurgião, então ele trata condições que podem exigir cirurgia.

Principais preocupações tratadas por urologistas pediátricos:

Fimose:

A fimose é uma condição na qual o prepúcio (a pele que cobre a cabeça do pênis) fica muito fechado para evitar a exposição da glande e a retração do prepúcio. Nos casos mais graves, impede que a urina passe pelo pênis. A fimose é considerada fisiológica (normal) em bebês e, ao final dos 4 anos, a maioria dos meninos consegue expor totalmente a glande. Há casos em que a exposição da glande é parcial e de aderência prepucial. O uropediatra é o médico responsável por avaliar se é necessário o procedimento cirúrgico, que é a circuncisão ou postectomia. 

Infecções penianas (balanite | balanopostite):

A balanite é a inflamação das membranas mucosas que cobrem a glande, e quando essa inflamação afeta tanto a glande quanto o interior do prepúcio que cobre a glande, a doença é chamada de balanopostite. Vários fatores contribuem para essa inflamação e devem ser diagnosticados e tratados por um especialista.

Criptorquidia:

Os testículos se formam no abdômen e geralmente descem para o escroto até que a gravidez termine. No entanto, há casos em que isso não ocorre e os testículos ficam na região abdominal ou inguinal, e não dentro do escroto, conhecido como criptorquidia. A criptorquidia é mais comum em bebês prematuros, mas afeta bebês a termo. O momento ideal para a cirurgia de reposicionamento do testículo geralmente é entre 6 meses e 1 ano de idade, e a cirurgia é essencial para o desenvolvimento completo do testículo.

Hipospádia:

Esta é uma alteração na formação da uretra, resultando em uma abertura inferior em qualquer parte do pênis, escroto ou até mesmo do períneo. O tratamento é cirúrgico, preferencialmente nos primeiros anos de vida. Por se tratar de um procedimento tecnicamente complexo, deve ser realizado por profissionais devidamente treinados na condição.

Infecções Urinárias:

As infecções do trato urinário em crianças devem ser investigadas, e um urologista pediátrico pode desempenhar um papel importante nessa investigação. A importância de diagnosticar, tratar e prevenir infecções em crianças é fundamental para evitar danos nos rins e suas complicações, como insuficiência renal e hipertensão arterial.

Hidroceles:

A hidrocele é a presença de uma quantidade anormal de líquido no escroto em um ou ambos os lados, envolvendo os testículos. A hidrocele pode desaparecer por conta própria nos primeiros 2 a 3 anos de vida, no entanto, se a hidrocele não desaparecer ou aumentar de tamanho, a cirurgia deve ser feita.

Enurese (xixi na cama):

Também conhecida como “xixi na cama”, caracterizada pela perda involuntária de urina durante o sono em crianças a partir dos 5 anos de idade, acomete crianças que não apresentam problemas no trato urinário. Os fatores que podem ocasionar são inúmeros, e as opções de tratamento variam de acordo com as necessidades e características de cada criança avaliada pelo urologista pediátrico.

Ficou com dúvidas?

Agende uma consulta em nosso site, telefone ou WhatsApp!