O encontro com os amigos para uma partida de futebol é uma excelente forma aliar duas coisas fundamentais para a qualidade de vida: momentos de relaxamento e atividades físicas. Mas é sempre bom lembrar que qualquer tipo de exercício merece algumas precauções para que o efeito seja somente positivo. Se você gosta de jogar bola para quebrar a rotina ou aproveitar o final de semana, confira a seguir as dicas para evitar lesões e garantir que a rodada seja só de gols.

Orientação médica

Sim, antes de começar qualquer prática esportiva é imprescindível consultar-se com um médico para assegurar que você tem as condições adequadas de saúde. Nesse quesito, você pode aproveitar para fazer um checkup geral e, mais importante, se prevenir de riscos decorrentes da atividade física ou de possíveis doenças que estão em curso.

Alimente-se bem

A importância de uma alimentação balanceada é bastante conhecida para ter uma vida mais saudável. Por isso, para dar uma energia a mais, opte por ingerir carboidratos de fontes integrais, além de preferir verduras, frutas e legumes. Assim como comer demais não é uma boa ideia, comer de menos também pode ocasionar contusões devido ao catabolismo (quando o organismo usa suas reservas para compensar tecidos desgastados) ou pela ausência de nutrientes que afeta o funcionamento do corpo.

Alongue-se antes de tudo

O alongamento faz com que tendões, músculos e ligamentos fiquem mais flexíveis, o que reduz as chances de lesões e permite que você faça movimentos com mais facilidade. Esse momento tem que se tornar diário, antes e depois de qualquer prática. Não é necessário ir além do que você consegue, mas é importante ir aumentando de forma gradual para que, aos poucos, você adquira mais elasticidade e possa jogar ou fazer outra atividade com menos riscos de se machucar. Priorize o alongamento da lombar, coxas, braços e pescoço.

Hora do aquecimento

Você já deve ter visto jogadores que vão entrar em campo fazendo aquecimento nas laterais, certo? Isso ocorre para deixar o músculo preparado para a prática e também ajuda a evitar dores e contusões decorrentes do esforço físico. Uma caminhada devagar seguida de um trote mais acelerado por cerca de cinco a 10 minutos já tem um efeito no corpo. Para completar, você pode também repetir alguns polichinelos e arranques para entrar no jogo com tudo.