A Hiperplasia Prostática Benigna ou HPB é uma doença urológica frequente na população masculina acima de 45 anos. O termo HPB, na verdade, se refere aos sintomas urinários na população masculina relacionados ao crescimento da glândula prostática.

Jato urinário fraco e intermitente, aumento nas micções noturnas, demora para iniciar o jato de urina, sensação de não esvaziar completamente a bexiga e sensação de urgência para urinar, associado ou não a incontinência urinária, estão entre os principais sintomas relatados pelos pacientes.

A presença desses sintomas pode impactar negativamente a qualidade de vida dos homens com essa condição. Os sintomas geralmente têm início lento o que pode atrasar a busca por diagnóstico e tratamento adequado da doença.

Em alguns casos a hiperplasia prostática benigna pode levar a problemas mais graves como infecções, formação de cálculos na bexiga, retenção urinária aguda e insuficiência renal. O diagnóstico precoce e acompanhamento adequado pode evitar essas complicações na maioria das vezes.

O tratamento pode variar desde observação, tratamento com medicamentos e tratamento cirúrgico. O diagnóstico correto e a melhor opção terapêutica deve ser feita por médico urologista.

 

Médico responsável: Dr. Thiago Seiji | CRM 126579