Construir um mundo melhor para os nossos filhos vai além de criá-los. Desenvolver uma cultura de incentivo para que eles também sejam mais saudáveis é uma tarefa que precisa ser explorada por todos os pais – missão que pode parecer bastante desafiadora principalmente para alguns homens, já que, segundo dados do Governo Federal, um terço dos homens não cuida da própria saúde.

Uma postura que vêm desde cedo: grande parte dos meninos só vai em uma consulta médica na adolescência, caso apresentem sintomas de doenças sexualmente transmissíveis ou problemas relacionados à sexualidade.

Para transformar essa realidade, vocês, pais, têm um papel muito importante: ensinar ao seu filho a importância do autocuidado. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse estímulo! Continue a leitura.

Como o seu exemplo pode interferir?

Pequenos gestos podem auxiliar a criar uma relação mais próxima com seu filho e levá-lo a ter uma maior predisposição para seguir os seus passos. Por isso, encare a sua saúde como um espelho para a do seu filho.

Ao ter cuidado com o seu próprio bem-estar, será mais fácil fazer com que seu filho continue se preservando mesmo depois adulto, passando essa relação de confiança e saudabilidade de geração em geração.

Como estimular seus filhos?

A todo momento você é encarado como exemplo para seus filhos e na saúde não teria como ser diferente. Aqui, separamos quatro dicas essenciais para estimular os pequenos a serem sucessores de boas práticas saudáveis. Confira:

1- Leve seu filho às consultas regularmente

O primeiro passo para aproximá-los de um vínculo preventivo é manter a rotina de consultas regulares. Mostre e informe de uma maneira educativa os benefícios de estarem em dia com seus médicos e sua saúde. Outra atitude para ajudar nessa tarefa é levar seu filho junto com você ao especialista. Isso mostra a ele que você também se cuida e irá motivá-lo a fazer o mesmo, principalmente quando for dar seus passos sozinho.

2- Ofereça referências saudáveis

As boas referências e atitudes vindas dos pais são essenciais para que seu filho vá na mesma direção. Além de incentivar a ida ao médico e mostrar que faz o mesmo, transmita ações de saudabilidade para ele: boa alimentação, exercícios físicos, cuidados com a higiene e outros. Nesse contexto, oriente, explique e o mais importante, faça o mesmo. O seu exemplo será peça fundamental para fazê-lo entender como cuidar – não só do corpo mas também da mente -, é importante para ser mais feliz.

3- Incentive-o a demonstrar sentimentos

Independentemente do sentimento que seu filho tenha – seja positivo ou negativo -, é importante observar e incentivar para que ele demonstre e encontre formas de lidar com as emoções. Isso ajudará você, como pai, a identificar possíveis problemas que seu filho tenha, tanto patológico como psicológico, e também irá auxiliá-lo a não ter medo de colocar para fora suas sensações. Aqui vai uma dica: evite palavras agressivas que possam reprimir e que o façam esconder suas emoções.

4- Estimule uma relação com base na conversa

Por fim, converse com seu filho! Tenha uma boa comunicação com ele, seja explicativo e educativo com assuntos mais sérios. Além de falar, lembre-se também de ouvir o que ele tem para dizer e preste atenção em seus sentimentos e atitudes. Aproveite para promover discussões importantes e reflitam juntos.

Viu só como pequenos gestos no dia a dia podem motivar seu filho a cuidar da própria saúde? Com esse incentivo, você o aproxima das boas práticas de saudabilidade e ainda o ajuda a entender a importância do autocuidado.

Conte sempre conosco para cuidar de você e de todas as suas gerações. Nossos médicos especialistas podem esclarecer qualquer dúvida, e ainda fazer a rotina preventiva e tratamentos de diagnósticos de toda a sua família!