A vasectomia, também chamada de ligadura dos ductos deferentes, é um método de contracepção muito simples e eficiente. Apesar disso, o procedimento ainda desperta muitas dúvidas e apreensão devido à sensibilidade física da região operada e aos receios psicológicos. A vasectomia, porém, é muito segura e de rápida recuperação. Esta cirurgia é buscada por diversos homens, cuja decisão é não ter mais filhos.

O procedimento consiste em fazer uma pequena infiltração local com anestesia e duas incisões – uma em cada lado do escroto. Em seguida o médico urologista corta os dutos deferentes (canais que conduzem os espermatozóides), interrompendo assim o fluxo de espermatozoides produzidos pelos testículos. Logo após o procedimento o paciente já está liberado para voltar para casa.

Pensando em ajudar com as dúvidas frequentes, preparamos alguns fatos que podem ajudar a tirar as dúvidas sobre este procedimento:

  1. É uma cirurgia simples! Trata-se de uma cirurgia de no máximo 30 minutos e o paciente se recupera em casa.
  2. Não afeta sua potência sexual! O bloqueio dos canais deferentes impede apenas a passagem dos espermatozoides. No entanto, a produção hormonal e mecanismo de libido não sofre nenhum impacto ou alteração.

  3. Não impede a relação sexual! Após 1 semana, o paciente pode ter relações sexuais com sua parceria, normalmente.

  4. Não altera o tamanho do pênis! A Vasectomia é feita na pele escrotal com um corte mínimo. Não ocorrem mutilações no pênis.

  5. O método é seguro e eficaz! Após o procedimento cirúrgico, o médico irá solicitar o exame de espermograma para conferir o resultado negativo. Dessa forma, se confirmada a ausência de espermatozoides no conteúdo ejaculado, o paciente poderá ter relações sexuais sem riscos de gestações.

  6. Não altera a quantidade de líquido seminal! Na ejaculação, é liberado somente o líquido seminal (aquela gosma esbranquiçada), que é produzido nas vesículas seminais e na próstata. A vasectomia praticamente não altera sua quantidade.

Estas informações ajudam a tirar dúvidas, mas não substituem a consulta com um especialista.

Agende sua consulta hoje mesmo!