Pesquisa de campo confirma: pacientes com câncer de próstata que praticam exercícios físicos têm mais chance de recuperação

Um dos tipos de câncer que mais atinge os homens é o tumor de próstata, doença que acomete cerca de 70 mil novas pessoas a cada ano no Brasil, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. Por isso, é importante acompanhar a evolução das pesquisas relacionadas a este tipo de câncer para que os homens possam, antes de tudo, criar hábitos de prevenção. Hoje, trouxemos dados apontados em uma notícia do The New York Times que reforça como os exercícios físicos são verdadeiros aliados na batalha contra o câncer de próstata. Leia a seguir!

Stacey Kenfield, autor do estudo e pesquisador associado do departamento de epidemiologia da Harvard School of Public Health e também do Channing Laboratory at Brigham and Women’s Hospital, afirma que as atividades físicas, que já tinham suas inúmeras vantagens para a saúde, agora ganham mais este reconhecimento. O que os médicos têm percebido é que com apenas três horas de exercícios por semana, o corpo parece ganhar mais força para lutar contra a doença tão temida pelos homens. Das leves caminhadas de 15 minutos ao ciclismo ou natação vigorosamente praticados, todo exercício conta na batalha, mas claro que quanto maior o esforço, maior a força do organismo para vencer.

Em geral, os pesquisadores acreditam que esse seja um dos motivos para que cerca de 93% dos casos hoje nos Estados Unidos tenham sido curados. Ou seja, isso indica que uma população ativa é igual a uma população saudável.

Kenfield e sua equipe acompanharam a rotina de exercícios de homens com câncer de próstata. Quanto mais horas os pacientes se dedicavam a exercícios de qualquer tipo, melhor os resultados em termos de sobrevivência.

Cada vez mais, notamos que adotar hábitos preventivos é uma atitude consciente para com a saúde. Além da alimentação saudável e prática de atividades físicas, lembre-se de se consultar regularmente com um médico da Urobrasil, ou seja, de confiança, para garantir que os exames estejam em dia.

Para mais dicas sobre saúde em urologia e bem-estar geral, fique atento aos nossos posts, tanto aqui no blog, quanto em nossa página do Facebook.

Fonte: saúde.ig.br