Verdade!

Problemas no trato urinário são muito comuns, especialmente nas mulheres, e podem ser agravados pela prática de atos sexuais. A prática não provoca diretamente as complicações, mas pode contribuir para que elas se desenvolvam ao facilitar a entrada de bactérias, as quais se aderem às paredes do sistema urinário.

As infecções do trato urinário foram apelidadas de “cistite da lua de mel”, porque as relações sexuais frequentes podem levar ao desenvolvimento de uma infecção urinária.

Você não precisa parar de fazer sexo para evitar infecções urinárias. Para reduzir o risco de contraí-las, o mais indicado é tomar alguns cuidados. Confira algumas dicas.

  • Procure urinar antes e imediatamente depois de fazer sexo. Isso vai impedir que as bactérias que entraram na uretra infectam a região;
  • Higienize a área íntima (limpando apenas da frente para trás) antes e depois do sexo;
  • Mantenha-se hidratada sempre, mas, depois da relação sexual, beba um copo de água extra. Isso ajudará a livrar o trato urinário de bactérias indesejadas;
  • É aconselhável utilizar lubrificante vaginal. O atrito durante o sexo pode irritar a uretra.

O ato sexual também pode tornar mais intensos, temporariamente, alguns sintomas tradicionais de complicações no trato urinário, tais como dor e ardência ao urinar, especialmente se o atrito na região for grande. Pode haver ainda dor durante a penetração, tornando um ato que deveria ser prazeroso em algo doloroso e desconfortável. Por isso, algumas pessoas optam por interromper a prática sexual até que o problema seja resolvido.

 

Infecção urinária tem cura?

Sim! Desde que seja corretamente diagnosticada e tratada de forma rápida e adequada. Em alguns casos a infecção pode tornar-se crônica quando o tratamento não tem a duração correta ou não consegue eliminar todos os germes. Nestas situações pode ser necessário um segundo tratamento com antibiótico, de maior duração.

 

Como evitar que o ato sexual piore problemas no sistema urinário?

Há médicos que recomendam ao casal interromper momentaneamente com as atividades sexuais e orientam a busca por um médico urologista que trate a complicação. A ausência de tratamento pode provocar piora e, em alguns casos, leva a internação do paciente. 

É interessante que o tratamento seja realizado pelo casal, afinal de nada vai adiantar apenas um se cuidar se o outro estiver com alguma bactéria. O uso de preservativo também é uma opção indicada pelos profissionais durante o período do tratamento.

Qualquer sintoma no sistema urinário nunca deve ser menosprezado. Vale a pena procurar um médico para avaliar e realizar o tratamento adequado.

Agende uma consulta e fale com nossos especialistas.

Você pode agendar pelo site, telefone ou WhatsApp!