Ter relação sexual com infecção urinária pode atrapalhar?

Infelizmente, a infecção do trato urinário (ITU) é uma realidade para muitas mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), elas são mais vulneráveis, sobretudo porque possuem menor extensão anatômica da uretra do que os homens, e maior proximidade entre a vagina e o ânus.

Embora haja uma série de maneiras diferentes de a bactéria entrar em áreas onde não deveria, a atividade sexual, especialmente com um novo parceiro, aumenta o risco de contrair uma infecção do trato urinário.

Ato sexual é porta de entrada para bactéria que causa infecção urinária!

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero. Por conta disso, as mulheres, principalmente, acabam sentindo dor no ato sexual.

Em geral, o tratamento para infecção urinária é feito com o uso de antibióticos prescritos pelo médico, de acordo com a causa da infecção, mas manter uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a acelerar a cura. Além disso, é importante também ter alguns cuidados, como beber água, não segurar a urina e  manter a higiene íntima adequada, para ajudar na recuperação e evitar que a infecção retorne. As infecções urinárias, quando não tratadas, podem evoluir ainda para quadros graves, que exigem um tratamento mais complicado.

 

Agende uma consulta com um especialista na Urobrasil e mantenha em dia a saúde do seu trato urinário!

Conteúdo do artigo

Mais sobre este assunto

Pedra nos rins

Mitos e verdades sobre pedras no rim

É hora de separar o que é real do que é só boato e entender melhor essa condição que causa tanto desconforto e dúvidas. Vamos entender a seguir os principais mitos e verdades sobre o assunto!