Fimose e Parafimose

O que é fimose?

Fimose é a impossibilidade de expor total ou parcialmente a glande peniana (“cabeça do pênis”) devido a presença de anel constritivo no prepúcio (pele que recobre a glande peniana). Com 1 ano de idade, em cerca de metade dos meninos é possível expor a glande peniana . Apenas 1% dos meninos com 16 anos apresentam o problema.

O que é parafimose?

A Parafimose ocorre quando o anel restritivo do prepúcio impede o retorno da pele que recobre a glande. Ocorre inchaço significativo do prepúcio associado a dor local. É considerada urgência médica e o paciente acometido deve procurar serviço médico imediato.

Toda criança com fimose deve ser operada?

Não. Como mencionado anteriormente a resolução espontânea é a regra na maioria dos casos. Além disso, existem tratamentos tópicos com boa eficácia e poucos efeitos colaterais que podem resolver o problema. Importante avaliação médica e acompanhamento adequado para definir a melhor estratégia para cada caso.

Quando é necessário o tratamento cirúrgico?

A presença de infecções urinárias e balanopostite de repetição são as principais indicações de tratamento cirúrgico em homens/meninos com o problema. A fimose secundária a inflamações no prepúcio com formação de tecido cicatricial constritivo é indicação de cirurgia.

Qual a cirurgia indicada para o tratamento da fimose?

Quando há indicação médica a cirurgia indicada é a postectomia com plástica do freio balanoprepucial. Outra técnica utilizada é a colocação de anel plástico (Plastbell™) com resultados semelhantes. A cirurgia deve ser discutida com o médico assistente e apesar de ser procedimento relativamente simples, aspectos relacionados ao procedimento e a recuperação pós operatória devem ser abordados adequadamente.

Dr. Thiago Seiji Carvalho da Silveira

Médico assistente do setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal HSPM, Médico da Santa Casa de São Paulo e médico do Hospital Samaritano. Especialista em Urologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2013). Possui Título de especialista em Urologia.

Mais sobre este assunto