A glande (cabeça do pênis) possui uma pele que a cobre. Essa pele é o prepúcio e, em muitos casos ela pode ser acometida por problemas.
O problema mais comum é a fimose. Mas o que é a fimose? Trata-se de um enrijecimento na parte distal do prepúcio que impede, ou dificulta a sua retração. Essa condição pode causar acúmulo de secreção, podendo ocasionar irritações e, em casos extremos, até mesmo uma obstrução verdadeira, interferindo na micção.
Então, o que caracteriza a fimose é a dificuldade/impossibilidade de expor a glande devido ao excesso de pele com enrijecimento distal. Se o paciente tem muita pele mas consegue expor a glande, ele possui apenas excesso de prepúcio.
A fimose pode ocorrer em qualquer idade, desde crianças até idosos. Sua presença, além da já citada predisposição a infecções locais e comprometimento da micção, também pode, a depender da severidade, afetar a função sexual.
O tratamento pode ser feito com pomadas a base de corticoides, geralmente para crianças, mas, habitualmente, a solução definitiva se faz com cirurgia (chamada formalmente de postectomia)
E aí, deu para entender os termos e esclarecer as dúvidas? Agende sua consulta.
- CRM 126579
- RQE 66875
Médico assistente do setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal HSPM, Médico da Santa Casa de São Paulo e médico do Hospital Samaritano. Especialista em Urologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2013). Possui Título de especialista em Urologia.