Fimose, glande, prepúcio e postectomia

A glande (cabeça do pênis) possui uma pele que a cobre. Essa pele é o prepúcio e, em muitos casos ela pode ser acometida por problemas.

O problema mais comum é a fimose. Mas o que é a fimose? Trata-se de um enrijecimento na parte distal do prepúcio que impede, ou dificulta a sua retração. Essa condição pode causar acúmulo de secreção, podendo ocasionar irritações e, em casos extremos, até mesmo uma obstrução verdadeira, interferindo na micção.

Então, o que caracteriza a fimose é a dificuldade/impossibilidade de expor a glande devido ao excesso de pele com enrijecimento distal.  Se o paciente tem muita pele mas consegue expor a glande, ele possui apenas excesso de prepúcio.

A fimose pode ocorrer em qualquer idade, desde crianças até idosos. Sua presença, além da já citada predisposição a infecções locais e comprometimento da micção, também pode, a depender da severidade, afetar a função sexual.

O tratamento pode ser feito com pomadas a base de corticoides, geralmente para crianças, mas, habitualmente, a solução definitiva se faz com cirurgia (chamada formalmente de postectomia)

E aí, deu para entender os termos e esclarecer as dúvidas? Agende sua consulta.

Dr. Thiago Seiji Carvalho da Silveira

Médico assistente do setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal HSPM, Médico da Santa Casa de São Paulo e médico do Hospital Samaritano. Especialista em Urologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2013). Possui Título de especialista em Urologia.

Mais sobre este assunto

Fimose e Parafimose

O que é fimose? Fimose é a impossibilidade de expor total ou parcialmente a glande peniana (“cabeça do pênis”) devido