Incontinência Urinária

Sintomas

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Esta condição é mais comum na mulher de meia idade devido a uretra (canal onde passa urina) ser mais curta e a musculatura do assoalho pélvico mais frágil para sustentar as estruturas pélvicas, essencialmente após partos vaginas e o avançar da idade. A perda de urina ocorre em sua maioria durante esforço como tosse ou risos, ou após súbita vontade de urinar com incapacidade de conter a urina. Ambas condições podem prejudicar o dia-a-dia e a vida social da mulher.

Epidemiologia

Estima-se que 25 a 35% das mulheres de 45 a 60 anos apresentem sintomas de incontinência urinaria.

Diagnóstico

O diagnóstico é basicamente clínico. Exames como Urina 1 e USG de rins podem ser solicitados para avaliar infecção urinária associadas. O estudo urodinâmico é um exame que pode ser solicitado. Com ele pode-se avaliar a presença de hiperatividade detrusora, condição em que a bexiga tem contrações fora de hora que podem promover incontinência, além de avaliar a contração, esvaziamento e capacidade de armazenar urina da bexiga. Lembrando que esse exame não é obrigatório, e sim complementar.

Prevenção

Mulheres acima do peso tem piora nos sintomas de incontinência, portanto manter-se em forma ajuda a controlar os sintomas. Cessar o tabagismo (cigarro), praticar exercícios físicos e evitar infecções urinarias e vaginais também são essenciais para a melhora dos sintomas!

Tratamento

O tratamento é individual e deve ser avaliado pelo urologista. A fisioterapia do assoalho pélvico com fortalecimento da musculatura e melhora da consciência corporal melhora a maioria dos sintomas. Casos mais severos podem necessitar de medicações ou até cirurgia para corrigir a incontinência urinária.

Dr. Octavio Henrique Arcos Campos

Médico Assistente do Setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal (HSPM), Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) e Hospital Samaritano. É professor do Curso de Medicina da UniNove. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Possui certificação para atuar em cirurgia robótica (Urologia) pela Intuitive Surgical Inc. no da Vinci Surgical System. Residência Médica em Urologia pelo HSPM. Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Médico graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Possui diversos trabalhos publicados em congressos e artigos publicados em periódicos. Experiência no Exterior: Clerkship em Harvard Medial School, Boston, EUA.

Conteúdo do artigo

Mais sobre este assunto