A urologia é a especialidade médica que cuida do trato urinário de homens e mulheres e dos órgãos reprodutores masculinos. É por isso que novembro é um mês tão importante para nós, afinal, ele é todo dedicado à prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo que mais atinge os homens, ficando atrás somente do câncer de pele.
“Preparamos este material especial para você se informar de um jeito simples sobre o que é a doença e a importância de se cuidar.”
Dr. Alexandre Crippa Sant’Anna
Para esclarecer suas dúvidas, preparamos este artigo especial. Confira todo o conteúdo e lembre-se: suas atitudes fazem toda diferença para uma vida mais saudável e produtiva!
O que é o câncer de próstata?
Primeiro, vamos entender o que é a próstata. “Ela é a glândula que fica abaixo da bexiga e responsável por produzir o esperma junto com as vesículas seminais.”, explica o Dr. Daniel Cernach Ayres.
O câncer ocorre quando existe um crescimento irregular das células que tomam conta de tecidos e órgãos. Quando essa condição se espalha, atingindo mais de um local, falamos que há metástase. Existem diversos tipos de tumores, pois depende das características das células dos quais se originam. São considerados malignos quando a multiplicação é incontrolável e as células possuem aspectos agressivos.
Quais são os fatores de risco?
Existem algumas condições que elevam as chances do câncer de próstata aparecer, como:
- Obesidade;
- Outros homens na família com histórico da doença;
- Homens acima de 50 anos;
- Tabagismo.
Para ficar atento, o Dr. Octavio Henrique Arcos Campos comenta: “a recomendação é que, a partir dos 50 anos, os homens comecem a fazer exames regulares para detectar qualquer possível anomalia. Mas, se você tem casos na família, a orientação é antecipar esse acompanhamento para os 45 anos.”
E quando surgem os sintomas?
Esse é um ponto fundamental para entender a importância da prevenção.
Segundo o Dr. Rafael Maistro Malta “o câncer de próstata, no início, não apresenta sintomas. Ou seja, realizar exames regulares é imprescindível para que, caso a doença apareça, as chances de cura sejam maiores.” Em estado avançado, é possível identificar alguns sinais:
- dor ao urinar;
- sangue na urina e/ou sêmen;
- vontade de urinar muito frequente;
- dor nos ossos.
Como acontece o diagnóstico?
Para verificar anormalidades da próstata, podem ser feitos dois exames principais. Veja a seguir:
PSA: este exame, realizado pela coleta de sangue, detecta a quantidade da substância denominada Antígeno Prostático Específico produzida pela próstata.
Toque retal: o procedimento é bastante simples e rápido, no qual o médico introduz um dedo com luvas no reto para avaliar o tamanho da próstata, que fica maior e mais dura quando existe algum problema.
Se houver indicativo de alterações nesses exames, o médico pode solicitar análises complementares como exame de urina, ultrassonografia até a biópsia para confirmação do diagnóstico. “O tabu em torno do exame de toque ainda é grande e impede que muitos homens façam a prevenção. Por isso, a orientação é desapegar dessa ideia ultrapassada e focar no que realmente importa: a saúde!”, ressalta o Dr. Rodolfo Anisio Santana de Torres Bandeira.
O tratamento varia de acordo com a situação de cada paciente, e o médico especialista poderá recomendar cirurgia, tratamento hormonal, radio ou quimioterapia.
E o que mais fazer para se prevenir?
A base para uma vida mais longa e saudável está em hábitos preventivos que já são conhecidos, mas que sempre vale a pena reforçar:
- alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos, sem consumo exagerado de gorduras;
- exercícios físicos regulares, no mínimo 30 minutos por dia;
- manter peso adequado em relação à altura;
- evitar consumo de bebidas alcoólicas;
- não fumar.
Como reforça o Dr. Thiago Seiji Carvalho da Silveira “é importante lembrar que isso contribui não só para evitar o câncer de próstata, mas também outras doenças. Praticar essas dicas é zelar pela sua qualidade de vida e felicidade a longo prazo!”
E, claro, você sempre pode contar com nossos médicos especialistas para esclarecer quaisquer dúvidas e realizar toda a rotina preventiva. Desde a estrutura, atendimento e conhecimento, estamos aqui para cuidar de você com respeito, técnica e atenção!