Seg./Sex. 8h às 20h - Sab. 8:30h às 12:30h

Fimose e Parafimose

O que é fimose?

Fimose é a impossibilidade de expor total ou parcialmente a glande peniana (“cabeça do pênis”) devido a presença de anel constritivo no prepúcio (pele que recobre a glande peniana). Com 1 ano de idade, em cerca de metade dos meninos é possível expor a glande peniana . Apenas 1% dos meninos com 16 anos apresentam o problema.

O que é parafimose?

A Parafimose ocorre quando o anel restritivo do prepúcio impede o retorno da pele que recobre a glande. Ocorre inchaço significativo do prepúcio associado a dor local. É considerada urgência médica e o paciente acometido deve procurar serviço médico imediato.

Toda criança com fimose deve ser operada?

Não. Como mencionado anteriormente a resolução espontânea é a regra na maioria dos casos. Além disso, existem tratamentos tópicos com boa eficácia e poucos efeitos colaterais que podem resolver o problema. Importante avaliação médica e acompanhamento adequado para definir a melhor estratégia para cada caso.

Quando é necessário o tratamento cirúrgico?

A presença de infecções urinárias e balanopostite de repetição são as principais indicações de tratamento cirúrgico em homens/meninos com o problema. A fimose secundária a inflamações no prepúcio com formação de tecido cicatricial constritivo é indicação de cirurgia.

Qual a cirurgia indicada para o tratamento da fimose?

Quando há indicação médica a cirurgia indicada é a postectomia com plástica do freio balanoprepucial. Outra técnica utilizada é a colocação de anel plástico (Plastbell™) com resultados semelhantes. A cirurgia deve ser discutida com o médico assistente e apesar de ser procedimento relativamente simples, aspectos relacionados ao procedimento e a recuperação pós operatória devem ser abordados adequadamente.

Médico Responsável: Thiago Seiji (CRM 126579)

Nossas Unidades

Conte com a Urobrasil para cuidar de você

Unidade Higienópolis

Unidade Tatuapé

A clínica Urobrasil possui uma infraestrutura de alto padrão para atender com qualidade e excelência pacientes particulares e de convênios. Toda equipe de urologia possui residência médica reconhecida pelo MEC (Ministério da educação).

Rua Pará, 76 | 2º and. - Cj. 21-22
São Paulo/SP
Rua Apucarana, 272 – 11° and. – Cj. 1108
São Paulo/SP
Scroll Up