
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
Sintomas
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição caracterizada pelo aumento da próstata sendo o tumor benigno mais comum no homem. Com o avançar da idade é normal que a próstata aumente de tamanho, porém nem todos os homens terão sintomas urinários. Os sintomas surgem quando esse crescimento comprime a uretra, canal da urina, dificultando o esvaziamento da bexiga, resultando em sintomas como jato urinário fraco e aumento do número de idas ao banheiro. Se não houver tratamento, podem ocorrer complicações como retenção urinária (incapacidade de urinar), cálculos na bexiga, infecção urinária e insuficiência renal.
Epidemiologia
Estima-se que aos 80 anos quase 90% dos homens terão hiperplasia prostática benigna. Cerca de 25% dos de até 50 anos terão sintomas relacionados a HPB, ao passo que aos 80 anos quase metade dos homens terão sintomas com necessidade de tratamento.
Diagnóstico
O diagnóstico é fundamentado nos sintomas e exame físico realizado pelo urologista, incluindo o toque retal para a avaliação da próstata. Exames como USG transabdominal da próstata e PSA podem auxiliar o médico.
Prevenção
Existe fator genético associado, quem tem pai ou irmão com sintomas de HPB tem até 3x mais chance de desenvolver o mesmo problema. Além disso, a síndrome metabólica que envolve obesidade, alterações de colesterol e resistência a insulina (diabetes) também favorecem o desenvolvimento da condição.
Tratamento
Todo homem deve realizar o check-up com o urologista a fim de avaliar e acompanhar prováveis sintomas de HPB. O tratamento inicial pode ser feito com medicações que melhoram o esvaziamento da bexiga e inibem o crescimento da glândula. Quando há sintomas mais severos ou complicações, cirurgia pode ser necessária.
Médico Responsável: Octavio Campos (CRM 141371)
Nossas Unidades
Conte com a Urobrasil para cuidar de você
Unidade Higienópolis
Unidade Tatuapé

A clínica Urobrasil possui uma infraestrutura de alto padrão para atender com qualidade e excelência pacientes particulares e de convênios. Toda equipe de urologia possui residência médica reconhecida pelo MEC (Ministério da educação).
São Paulo/SP
São Paulo/SP