Seg./Sex. 8h às 20h - Sab. 8:30h às 12:30h

Incontinência Urinária

Sintomas

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Esta condição é mais comum na mulher de meia idade devido a uretra (canal onde passa urina) ser mais curta e a musculatura do assoalho pélvico mais frágil para sustentar as estruturas pélvicas, essencialmente após partos vaginas e o avançar da idade. A perda de urina ocorre em sua maioria durante esforço como tosse ou risos, ou após súbita vontade de urinar com incapacidade de conter a urina. Ambas condições podem prejudicar o dia-a-dia e a vida social da mulher.

Epidemiologia

Estima-se que 25 a 35% das mulheres de 45 a 60 anos apresentem sintomas de incontinência urinaria.

Diagnóstico

O diagnóstico é basicamente clínico. Exames como Urina 1 e USG de rins podem ser solicitados para avaliar infecção urinária associadas. O estudo urodinâmico é um exame que pode ser solicitado. Com ele pode-se avaliar a presença de hiperatividade detrusora, condição em que a bexiga tem contrações fora de hora que podem promover incontinência, além de avaliar a contração, esvaziamento e capacidade de armazenar urina da bexiga. Lembrando que esse exame não é obrigatório, e sim complementar.

Prevenção

Mulheres acima do peso tem piora nos sintomas de incontinência, portanto manter-se em forma ajuda a controlar os sintomas. Cessar o tabagismo (cigarro), praticar exercícios físicos e evitar infecções urinarias e vaginais também são essenciais para a melhora dos sintomas!

Tratamento

O tratamento é individual e deve ser avaliado pelo urologista. A fisioterapia do assoalho pélvico com fortalecimento da musculatura e melhora da consciência corporal melhora a maioria dos sintomas. Casos mais severos podem necessitar de medicações ou até cirurgia para corrigir a incontinência urinária.

Médico Responsável: Octavio Campos (CRM 141371)

Nossas Unidades

Conte com a Urobrasil para cuidar de você

Unidade Higienópolis

Unidade Tatuapé

A clínica Urobrasil possui uma infraestrutura de alto padrão para atender com qualidade e excelência pacientes particulares e de convênios. Toda equipe de urologia possui residência médica reconhecida pelo MEC (Ministério da educação).

Rua Pará, 76 | 2º and. - Cj. 21-22
São Paulo/SP
Rua Apucarana, 272 – 11° and. – Cj. 1108
São Paulo/SP
Scroll Up