Sífilis

O que é sífilis?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria denominada Treponema Pallidum. Além da transmissão por relação sexual desprotegida, pode ocorrer transmissão para a criança durante a gestação ou parto.

Quais os sintomas da sífilis?

O quadro clínico do indivíduo com sífilis pode variar de acordo com o estágio da doença. A sífilis primária é caracterizada pela presença de ferida única na região da entrada da bactéria, geralmente é indolor e sem secreção. O surgimento da lesão pode ocorrer de 10 a 90 dias após a exposição. Geralmente ocorre cicatrização da lesão.

Na sífilis secundária entre 6 semanas a 6 meses da lesão primária surgem manchas avermelhadas pela pele podendo comprometer a palma das mão e planta dos pés. Febre e mal estar podem estar presentes

A sífilis terciária pode ocorrer entre 2 anos e 40 anos da lesão inicial e além de lesões cutâneas podem surgir sintomas neurológicos, cardiovasculares e ósseos. É a forma mais grave da doença.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pela suspeita clínica e exames laboratoriais confirmatórios. Avaliação médica é essencial para definição da estratégia terapêutica após confirmação diagnóstica.

Qual o tratamento? Existe cura?

O tratamento da sífilis é realizado com antibiótico geralmente por via intramuscular. A duração do tratamento depende do estágio da doença e deve ser feito sob supervisão médica. Após o tratamento efetivo a pessoa é considerada curada, porém a reinfecção pode acontecer.

Dr. Thiago Seiji Carvalho da Silveira

Médico assistente do setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal HSPM, Médico da Santa Casa de São Paulo e médico do Hospital Samaritano. Especialista em Urologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2013). Possui Título de especialista em Urologia.

Conteúdo do artigo

Mais sobre este assunto