10 curiosidades sobre o pênis que você precisa saber

Conhecer nosso próprio corpo e suas particularidades é o primeiro passo para quebrar estigmas e ter uma vida mais saudável. Pensando nisso, separamos 10 curiosidades sobre o pênis que todo mundo precisa saber. Conheça quais são elas a seguir!

1. O membro não cresce ou diminui de tamanho ao longo da vida

Após chegar ao tamanho adulto, o que acontece por volta dos 18 anos, o pênis não cresce ou diminui ao longo da vida. Inclusive, as cirurgias que prometem aumentar o membro representam grandes riscos ao homem, como ereções instáveis, limitação da capacidade de penetração e, consequentemente, danos à vida sexual do indivíduo.

2. A glande é a parte mais sensível do órgão sexual masculino

Popularmente conhecida como a “cabeça do pênis”, a glande possui inúmeras terminações nervosas responsáveis por proporcionar prazer ao homem. Ela também tem a função de produzir uma lubrificação natural para facilitar o ato sexual.

3. O pênis não tem osso

A maioria dos mamíferos possui um osso no pênis, chamado báculo, mas algumas espécies, incluindo a humana, não. A teoria dos cientistas para explicar isso é a de que os humanos tenham perdido o osso do pênis quando a monogamia se tornou predominante, há cerca de 1,9 milhão de anos.

Apesar disso, o pênis pode quebrar e sofrer lesões nas cavidades cavernosas se for dobrado ou envergado rapidamente.

4. Sete a dez minutos

Segundo a média da população geral, o tempo médio de penetração em uma relação sexual varia de 7 a 10 minutos.

5. Dormir pelado pode aumentar a fertilidade masculina

É o que constataram pesquisadores do NICHD (National Institute of Child Health and Human Development), no Estado de Maryland, e da Universidade Stanford, que realizaram um estudo com 500 homens, os acompanhando e testando por um ano.

De acordo com o experimento, os homens que utilizavam cueca durante o dia (mas dormiam pelados), tinham 25% menos chances de ter DNA danificado em seus espermas quando comparados com aqueles que usavam cuecas tanto de dia quanto de noite.

6. Masturbação não é necessidade

Ao contrário do que muitos homens dizem por aí, a masturbação não é uma necessidade para aliviar o “peso” do saco escrotal. Segundo os especialistas, não existe nenhuma razão fisiológica para colocar o sêmen para fora do corpo.

7. Ereção matinal é comum e normal

Conhecida cientificamente como tumescência peniana noturna, a ereção matinal é algo normal, e ocorre principalmente por dois fatores: os níveis de testosterona são mais altos no início do dia; e excesso de acúmulo de urina na bexiga pela manhã.

8. Fumar reduz a qualidade da ereção

Para que o pênis fique ereto é necessário um conjunto de ações envolvendo cérebro, nervos, circulação, hormônios, músculos e o próprio tecido erétil. O hábito de fumar tem potencial para danificar o revestimento dos vasos sanguíneos, afetando a musculatura do pênis e inibindo o sangue de fluir corretamente.

9. Nem todo pênis é reto e está tudo bem

A maioria dos pênis tem algum tipo de curvatura natural, o que é absolutamente normal. O que é incomum são curvaturas ocasionadas por algum tipo de lesão. Na dúvida, consulte um urologista.

10. Não existe relação entre o tamanho dos pés e do pênis

Quem nunca ouviu que o tamanho do pênis é proporcional ao tamanho do pé ou das mãos do homem? Apesar dessa lenda ser popular em muitos lugares do mundo, cientistas já provaram que uma coisa nada tem a ver com a outra.

Você tem alguma dúvida sobre seu pênis ou saúde masculina? Marque uma consulta com nossos urologistas pelo site, WhatsApp ou telefone e vamos conversar!

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.