Como aliviar a dor de pedra nos rins?

A dor provocada por pedra nos rins é considerada uma das piores que um ser humano pode sentir. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no verão, a incidência desse quadro clínico aumenta em média 30%.  Uma pergunta básica para quem sofre desse problema é: como aliviar a dor de pedra nos rins?

Esse problema de saúde pode ter diferentes causas combinadas e cada caso precisa ser analisado individualmente, considerando o histórico familiar e o estilo de vida do paciente, antes de se definir o tratamento mais adequado. Entenda melhor sobre as causas da pedra nos rins e como fazer para aliviar as dores que ela provoca.

Causas do cálculo renal

Antes de saber como aliviar a dor de pedra nos rins, é preciso compreender as causas desse problema. Os cálculos renais são formados a partir de uma alta concentração de cristais na urina. E uma das primeiras causas desse quadro é a ingestão insuficiente de água. 

A dieta é outro aspecto fundamental para entender esse processo. Pessoas que ingerem regularmente altas quantidade de proteínas e de alimentos com alto teor de sódio e ricos em gordura também são mais suscetíveis a desenvolver este quadro clínico.

Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireóide, obstrução das vias urinárias e alterações anatômicas também são associadas ao surgimento das pedras nos rins. Por fim, o histórico familiar também é importante: pessoas com familiares próximos que já tiveram essa problema também podem desenvolvê-las mais facilmente.

Como aliviar a dor de pedra nos rins? 

Vale ressaltar que essa dor pode não apresentar sintomas no início. Um dos primeiros sintomas mais comuns é uma dor muito forte nas costas e que irradia para o abdômen. Os pacientes também reclamam de cólicas com picos de dores intensas, seguidas por certo alívio. Também é possível sentir náusea e vômitos.

Para aliviá-la, primeiramente é importante permanecer em repouso, sem realizar muitos movimentos. Movimentar-se pode intensificar a dor e agravar o quadro se já houver alguma inflamação ou lesão. Em seguida, prepare uma compressa com água quente e aplique no local da dor. O calor dilata os canais urinários, o que pode facilitar a saída da pedra.

No que se refere ao chá de quebra pedra, preparado a partir da planta Phyllanthus niruri, ele nem sempre é efetivo, especialmente durante crises. Pesquisas científicas recentes demonstraram que esse chá é mais eficaz para prevenir a formação de novas pedras e não para quebrar as já existentes. Outro ponto importante é que esse chá não possui ativo analgésico, ou seja, não ajudará a aliviar a dor de pedra nos rins.

Assim que sentir as cólicas renais, procure  um médico imediatamente. Esse profissional pode receitar medicamentos eficazes para reduzir as dores, tais como analgésicos e anti inflamatórios. Além disso, ele também pode solicitar exames para verificar qual é o tamanho e a localização da pedra. Isso vai  permitir constatar se ela será eliminada naturalmente pelo organismo ou se será preciso uma cirurgia para removê-la.

A equipe da Clínica Unix é composta pelos profissionais mais qualificados e experientes do mercado. Se você não ingere água regularmente e tem uma dieta rica em proteínas, sódio e gordura, agende uma consulta em nosso site para verificar como está a saúde dos seus rins!

Dr. Alex Elton Meller

Formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em Urologia pela mesma instituição, o Dr Alex Meller atua como diretor clínico da Urobrasil desde de 2010, e tem diversas contribuições significativas na área de urologia, sendo algumas delas como:

Médico assistente da Disciplina de Urologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Vice-chefe do setor de Endourologia e Litíase Renal da Disciplina de Urologia – UNIFESP/EPM
Delegado representante do Brasil na Sociedade Mundial de Endourologia (Endourological Society) entre os anos de 2018 a 2021
Coordenador do setor de Endourologia e Litíase Renal da Sociedade Brasileira de Urologia na Gestão 2016/2017
Autor de artigos científicos, capítulos de livros e palestras em Endourologia e Cálculo Renal
Membro do corpo clínico dos mais renomados hospitais de São Paulo

Mais sobre este assunto