A impotência sexual ou difusão erétil é a dificuldade para ter ou manter a ereção. O problema preocupa muitos homens e pode ter várias causas, que podem ser psicológicas ou orgânicas. Mas o que muitos homens ignoram é que a dificuldade em manter uma boa saúde sexual pode estar relacionada a alguns hábitos que em nada contribuem para manter ou melhorar a saúde.
A saúde sexual é um fator importante para qualidade de vida e, apesar do problema não trazer risco à vida, ele interfere nos relacionamentos, autoestima e pode até levar à depressão. Veja algumas das causas mais comuns:
1- Uso de medicamentos antidepressivos, anti-hipertensivos e antipsicóticos, por exemplo.
2- Tabagismo dependência de bebidas alcoólicas.
3- Doenças ou distúrbios hormonais que provoquem queda da testosterona ou problemas endócrinos.
4- Doenças ou problemas psicológicos como medo, diminuição da libido, depressão, insatisfação ou traumas.
5- Algumas doenças neurológicas como Alzheimer, esclerose múltipla, Parkinson, lesões na medula ou tumor cerebral.
6- Além das doenças citadas anteriormente, as doenças metabólicas como Hipertensão, Diabetes e Dislipidemia também podem interferir na atividade sexual.
Veja também:
Entenda tudo sobre a disfunção erétil
Quando aparecerem sintomas como: dificuldade para ter ou manter uma ereção, ereção flácida, redução do tamanho do pênis ou dificuldade em manter contato íntimo em certas posições sexuais é bom consultar seu médico.
É importante também saber a diferença entre impotência sexual e a falta de libido. Na disfunção erétil, o homem sente desejo sexual, mas não é capaz de manter ou iniciar uma ereção. Já na falta de libido, a ereção não ocorre por ausência de interesse sexual.