A perda involuntária de urina durante a noite, conhecida como enurese noturna ou, popularmente, como “xixi na cama”, não é exclusiva das crianças e pode afetar pessoas de diferentes idades. Ela se caracteriza pela incapacidade de controlar a bexiga durante o sono, resultando em urinação involuntária.
Determinar até que idade esse problema ainda pode ser considerado normal envolve uma compreensão das variáveis biológicas e psicológicas envolvidas.
Enurese noturna em crianças
Possui dois tipos: primário e secundário. No primeiro caso, a criança está saindo da fralda e ainda não aprendeu a controlar a urina. Já no segundo, o pequeno aprendeu a se controlar por mais de seis meses, e depois voltou a fazer xixi na cama durante a noite novamente.
Na maioria dos casos, o problema desaparece de forma natural, conforme a criança cresce. Porém, problemas na bexiga, no sono, alterações na rotina e instabilidade emocional também podem influenciar no aparecimento da doença. Por isso, o diagnóstico médico é importante para analisar as possíveis causas e o histórico do paciente.
Em relação até qual idade é normal urinar na cama, até os cinco ou seis anos é considerado comum, embora a maioria das crianças aprenda a controlar a micção em torno dos três aos quatro anos de vida.
Enurese noturna em adultos e idosos
Em adultos e idosos, a perda de xixi durante a noite pode ter origens mais profundas. Nas mulheres, por exemplo, a causa pode ser sequelas do parto normal. Nos homens, pode haver uma pressão sobre a próstata.
A enurese noturna nestas fases da vida pode, ainda, ter causas neurológicas, como derrames, doença de Alzheimer ou lesões; musculares, com a perda de força dos músculos responsáveis por conter a urina ou contrações musculares involuntárias muito fortes; apneia do sono; entre outros.
É importante ressaltar que a orientação médica de um urologista, em qualquer idade, é fundamental para diagnosticar as causas do problema e o melhor tratamento que, a depender do caso, pode ser feito com o uso de medicamentos e, também, com a mudança de hábitos. Quanto antes o diagnóstico for feito, maiores as chances do sucesso na resolução do problema.
Quais hábitos podem ajudar a diminuir a perda de urina à noite?
- Limitar a quantidade de líquidos à noite, próximo ao horário de dormir. Opte por ingerir a quantidade recomendada de água durante o dia;
- Evitar bebidas e alimentos estimulantes de urina, como chá, café, água gaseificada, bebidas alcoólicas, alimentos ácidos e condimentados;
- Esvaziar bem a bexiga antes de deitar;
- Considerar usar um despertador durante a noite para ir ao banheiro.
Precisa falar com alguém sobre esse assunto? Nossos urologistas estão prontos para ouvir e ajudar. Agende sua consulta pelo WhatsApp clicando aqui.