Balanite é uma desordem inflamatória da glande peniana. Quando o processo envolve a pele do pênis (prepúcio) é também chamada de balanopostite. Em crianças, a infecção bacteriana é mais comum. Em homens adultos, principalmente os não circuncisados, pode ser bacteriana, fúngica ou até causada por traumas locais.
A doença se manifesta como uma irritação e vermelhidão na glande e/ou prepúcio, podendo ocorrer também manchas brancas ou avermelhadas, além de secreções. Se existir dor ao urinar, infecção urinária deve também ser investigada.
A saúde vaginal da parceira também é um fator importante a ser considerado, e qualquer sintoma dela deve ser investigado e tratado pelo ginecologista para evitar que a infecção no homem não seja controlada ou recorra no futuro.
Outras lesões de pele e infecções podem estar associadas a essa condição e devem ser avaliadas pelo seu urologista.
O tratamento dessa condição envolve a retirada do fator predisponente, higiene adequada, além de tratamentos tópicos com antibacterianos e anti-fúngicos, além de outros medicamentos. Em pacientes diabéticos o controle da infecção pode ser mais difícil.
Quando esse tratamento falha ou a infecção se repete frequentemente, pode ser necessária uma cirurgia para a retirada a pele em excesso no pênis (postectomia ou circuncisão). Procure seu urologista, tire suas dúvidas!
- CRM 146737
- RQE 62290
Médico assistente do setor de Urologia do Hospital Santo Antônio e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e médico do Hospital Samaritano. Especialista em Urologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Possui Título de especialista em Urologia pela Sociedade.