Tem coisas que nascemos fazendo e que, por serem tão naturais e intrínsecas ao nosso dia a dia, acabamos não questionando o “porquê” é assim que funciona, ou não nos atentamos às particularidas da ação em questão. Fazer xixi é uma delas. Conheça agora 5 curiosidades sobre a urina!

1. Muito além do líquido que você ingere

A urina possui mais de 3 mil componentes, e é formada por 95% de água, ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias

2. Existe uma quantidade de vezes ideal de ir ao banheiro

Em média, uma pessoa faz xixi cerca de sete vezes por dia, e produz entre 2 e 2,5 litros de urina. Porém, essa quantidade varia conforme a ingestão de comida e líquidos ao longo daquele dia. 

 

  1. Segurar o xixi faz muito mal à saúde


Reter a urina pode levar a alterações em seu funcionamento de difícil reversão. Além disso, segurar o xixi com frequência ou por longos períodos acarreta no surgimento de infecções urinárias.

4. A cor e o odor da urina podem revelar muito sobre a sua saúde

Quando transparente, significa que você está super hidratado. O amarelo claro representa a cor ideal, já o escuro quer dizer que você precisa ingerir mais água. Quando há alguma infecção ou doença, a urina pode vir num tom marrom, vermelho ou rosado.

Alguns alimentos, como álcool, café e alho, podem naturalmente alterar o cheiro do xixi. Porém, alguns odores merecem atenção: cheiro de algo semelhante a mofo pode indicar alguma doença no fígado; odor adocicado pode indicar diabetes.

 

  1. Pode beber xixi?

    A urina pode ser contaminada por bactérias ao sair da bexiga e, além disso, contém sal, o que pode causar ainda mais desidratação. Então, a resposta é não.

 

  1. Sentimos mais vontade de urinar quando está frio

 

Quando faz frio, a retenção de líquidos no corpo é menor. Por isso, produzimos mais urina do que no verão, quando também perdemos líquido por meio do suor.

 


Gostou dessas curiosidades? Não deixe de compartilhar esse conteúdo com aquela pessoa que adora saber coisas novas!

E, em casos de dúvidas, não deixe de agendar uma consulta com um especialista.