Bexiga hiperativa

“Tenho muita vontade de urinar à noite!”
“Estou com a urina solta!”
“É normal sentir vontade de urinar toda hora?”

Essas são frases recorrentes no consultório que na verdade esconde a verdadeira dúvida: Posso ter bexiga hiperativa?Este é um diagnóstico funcional da bexiga e está contido dentro dos sintomas do trato urinário inferior – (LUTS – Lower Urinary Tract Symptoms). Para responder a essas perguntas precisamos recorrer ao conceito de síndrome da bexiga hiperativa estabelecido no guideline da European Association of Urology (EAU) de 2020.

Esta é uma síndrome caracterizada por urgência miccional (sensação de forte desejo miccional), com ou sem incontinência urinária e usualmente associada ao aumento da frequência urinária durante o dia e durante a noite – e a parte mais importante – sem a evidência de infecção ou outra doença óbvia.

Portanto, para a suspeita diagnóstica, primeiro é necessária uma boa anamnese para o entendimento do padrão urinário e histórico urológico do paciente. Assim, como exames urinários complementares que comprovem a ausência de infecção.

É importante ser realizada pelo especialista a diferenciação das síndromes de dor crônica da bexiga, antigamente conhecida como cistite intersticial.

Sendo assim, é evidente que o correto diagnóstico é fundamental para prevenção de complicações e para promover a melhor qualidade de vida.

 

Dr. João Henrique Aguayo Mussy
Urologista – RQE 85981
CRM 171565