O primeiro passo para manter-se saudável é conscientizar-se dos possíveis problemas que possam surgir, e a campanha do março lilás nasceu com o objetivo de disseminar essa conscientização voltada ao câncer de colo uterino, também conhecido por câncer cervical.

A infecção persistente por algum HPV (Papilomavírus humano) é a principal causa da patologia.

A infecção pelo vírus HPV pode causar alterações celulares que podem evoluir para o surgimento de uma neoplasia maligna (câncer).

Com a realização de exames preventivos, como o Papanicolau/colposcopia, por exemplo, essas alterações são identificadas facilmente e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, a importância de exames preventivos contra esse tipo de câncer que é uma das principais causas de morte por neoplasias na população feminina.

O exame é rápido, simples e pode causar apenas um leve desconforto. Também é importante que a mulher não esteja no período menstrual, pois o sangue pode alterar os resultados.

Toda mulher entre 25 e 64 anos que já teve relações sexuais deve realizar o exame, sendo os dois primeiros anuais e, caso esteja tudo normal, os próximos podem ser realizados dentro de 3 anos.

O Ginecologista é o profissional capacitado para orientação adequada e indicação do melhor tratamento em caso de necessidade.

Fonte: https://ligacontraocancer.com.br/noticias/marco-lilas-conheca-a-campanha/