A hipertensão é uma enfermidade silenciosa e a importância de medidas preventivas se faz mais do que necessário uma vez que nem sempre é possível identificá-la através de sintomas. Entre as diversas complicações que a enfermidade pode desenvolver, problemas urológicos também estão entre eles.

Muito por conta dessa discrição dos sintomas, na maioria dos casos de câncer de rim não é possível identificar os sintomas na fase inicial. 

Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo.

Doenças comuns na população como Hipertensão Arterial e Diabetes, quando mal controladas, podem afetar o funcionamento adequado dos rins e levar, nos casos mais graves, à insuficiência renal com necessidade de hemodiálise ou transplante.

Além disso, tumores do trato urinário, litíase (pedra nos rins) e doenças da próstata podem comprometer o funcionamento adequado dos rins. Avaliação médica é fundamental para o diagnóstico e tratamento de doenças renais.

Isso acontece porque torna os vasos sanguíneos desses órgãos mais espessos e rígidos e com isso há uma redução da irrigação sanguínea para o rim tornando a função renal ineficiente. Quando os rins ficam incapazes de remover os produtos nocivos acontece o acúmulo de líquidos no organismo que sobrecarrega o coração, aumenta a pressão arterial e pode levar ao edema.

A insuficiência renal pode ser também a causa da hipertensão arterial. Isso acontece devido à retenção excessiva de sal e líquidos, ou liberando um hormônio produzido no rim, a renina.

Adotar uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos regularmente e tomar medicamentos pode ajudar a baixar a pressão arterial.

O câncer de rim ocorre geralmente em homens brancos acima dos 60 anos e tem como fatores de risco:

– Tabagismo;

– Parentes de primeiro grau;

– Obesidade;

– Hipertensão arterial;

– Insuficiência renal dialítica;

– Uso abusivo de analgésicos;

– Exposição a substâncias tóxicas como cádmio, asbesto e derivados do petróleo.

 

Mas você também pode evitá-lo com alguns novos hábitos, como:

?  Procure levar os problemas do dia a dia de maneira mais leve;

?  Mantenha uma alimentação balanceada;

? Reduza o sal do seu cardápio;

?  Abandone hábitos como beber e fumar;

?  Mantenha-se ativo, faça caminhadas e opte por escadas ao elevador;

?  Mantenha o peso saudável. Siga as instruções do seu médico.

A prevenção sempre é o melhor caminho.