Quando desconfiar de diabetes por conta de sintomas urinários?
Na faixa etária de 50 ou 60 anos, geralmente, aumenta-se o número de vezes que se necessita acordar à noite para urinar, causando desconforto, pois “quebrar” o sono tantas vezes dificulta o relaxamento necessário para voltar a dormir. A noite mal dormida vai gerar sonolência e cansaço durante o dia.
No homem dessa faixa etária, problemas de próstata são muito comuns e eles geram sintomas miccionais, entretanto, temos que nos lembrar de uma doença muitíssimo frequente que afeta ambos os sexos: o diabetes.
No diabetes, o aumento da vontade de urinar é muito frequente, fazendo com que as pessoas procurem sempre ficar próximas ao banheiro para facilitar principalmente em casos de urgência urinária.
Então, urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são bons indicadores para se pesquisar o diabetes.
E como se faz o diagnóstico? A dosagem de glicose em jejum é o mais prático. Valores até 99mg/dl são normais. Acima desse valor seria recomendável a procura do endocrinologista.
Além desse, existe também um exame de sangue (hemoglobina glicada) que é feito a qualquer hora do dia e pode também diagnosticar a doença, sendo prático e confiável.
O diabetes é considerado uma doença epidêmica e que não tem cura. Quanto mais precocemente diagnosticado, menores as complicações futuras.
Gostou? Agende sua consulta.
- CRM 126579
- RQE 66875
Médico assistente do setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal HSPM, Médico da Santa Casa de São Paulo e médico do Hospital Samaritano. Especialista em Urologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2013). Possui Título de especialista em Urologia.