A hipertensão arterial é uma das maiores preocupações no campo da saúde atualmente. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão. A doença pode ser resultado de obesidade, estresse, sedentarismo, maus hábitos alimentares e pode levar a problemas.

A pressão alta pode afetar as ereções?

Para os homens, a ligação entre pressão alta e impotência levantou preocupações. A pressão alta danifica o revestimento das artérias (células endoteliais) que transportam sangue para o pênis e, assim, promovem as ereções.

Se a hipertensão não for controlada, a doença progride rapidamente. As artérias ficarão cada vez mais rígidas e estreitas, dificultando a circulação do sangue no pênis e impedindo uma ereção.

Outro problema causado pela hipertensão é a invasão do endotélio. O endotélio produz uma substância chamada óxido nítrico, que é essencial para uma ereção.

Como combater o problema

A melhor maneira de prevenir esse problema é combater a pressão alta. Mas tratar a pressão alta requer muita cautela, pois alguns medicamentos, incluindo certos diuréticos, podem dificultar as ereções. Temos que controlar nossa pressão arterial, mas tome cuidado com alguns medicamentos, pois podem piorar.

Existem outras medidas que podem ser aplicadas a pessoas com pressão alta para prevenir o desenvolvimento de disfunção erétil. Estes incluem perder peso, não fumar, praticar atividade física e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Possui dúvidas sobre o tema? Agende já a sua consulta.

Você pode agendar em nosso site, telefone ou WhatsApp.