Mitos e verdades sobre saúde masculina

Ao longo de toda a nossa vida nos deparamos com informações sobre a saúde masculina que nem sempre são verdadeiras. Com o intuito de desmistificar alguns assuntos e acabar com a desinformação, separamos alguns mitos e verdades sobre o tema que você confere a seguir.

 

1. “Disfunção erétil tem tratamento.”

Verdade. Seja por questões fisiológicas ou psicológicas, a dificuldade de ter e manter a ereção pode ser tratada. Estudos afirmam que até 52% dos homens podem ter algum grau – leve, moderado ou grave – do problema. Não hesite em procurar um urologista!

 

2. “A prática sexual com diferentes parceiras sem o uso de camisinha aumenta os riscos de desenvolver câncer de pênis.”

Verdade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a utilização do preservativo é imprescindível em qualquer relação sexual, pois diminui a chance de transmissão de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), que tem sido associado por alguns estudos científicos com o câncer de pênis.

 

3. “O exame de PSA é suficiente para verificar se há algum problema na próstata.”

Mito. Mesmo em pacientes diagnosticados com câncer de próstata os valores de PSA podem estar normais. O exame de toque retal ainda é necessário para um diagnóstico assertivo.

 

4. “Ejaculação precoce pode ser causada por ansiedade.”

Verdade. Segundo especialistas, a ejaculação precoce, inclusive, pode ser considerada um dos principais sinais de ansiedade. Estima-se que 20 a 30% dos homens, independentemente da idade ou etnia, apresentem o problema ou se queixam de ejacular antes do que gostariam. O ideal é manter um diálogo aberto com o parceiro e fazer acompanhamento médico com psicólogo e urologista.

 

5. “Não há contraindicações para o uso de Viagra.”

Mito. Esse medicamento possui uma série de contraindicações, principalmente para homens que estão tratando doenças cardíacas. O correto é consultar um médico antes de se automedicar.

 

6. “O exame de toque retal dói.”

Mito. Além de necessário para diagnosticar doenças sérias, como o câncer de próstata, o exame de toque retal dura cerca de 10 segundos, causando apenas um breve desconforto.

 

7. “O câncer de próstata afeta apenas homens idosos.”

Mito. Apesar de ser mais comum em idosos – aproximadamente 62% dos casos de câncer de próstata diagnosticados no mundo são de homens com 65 anos ou mais –, pessoas do sexo masculino de todas as idades devem ficar atentas aos fatores de risco pessoais e conversar com um urologista.

 

8. “Homens cuidam menos da saúde do que as mulheres.”

Verdade. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia mostra que, embora tenha aumentado em 49,96% a procura do público masculino pelo médico, entre 2016 e 2020, os homens estão bem atrás das mulheres em termos de atenção à saúde.

 

Gostou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar para que mais pessoas tenham acesso à informação.

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.