Geralmente, é normal algum nível de fimose em crianças até os 5 anos. A retração pode acontecer naturalmente até mesmo com o passar de muitos anos e até na adolescência, mas a partir dos 5 anos é recomendável acompanhar de perto junto a um pediatra para decidir sobre a necessidade de iniciar algum tipo de tratamento. 

São indicação de tratamento: dificuldade de urinar, inchaço do prepúcio ao urinar (como um balão), infecções e ausência de retração após 3 anos. O tratamento depende da criança e gravidade e passam por 3 opções: retração suave diária, pomadas de corticoide ou circuncisão (postectomia).

Quais os tipos de fimose e como identificá-la?

Como falamos, a fimose pode aparecer desde o nascimento em meninos, e esta é classificada como “fimose fisiológica”. Já quando acomete homens adultos, é chamada de “fimose secundária”, geralmente originada por algum tipo de infecção ou trauma no local.

A cirurgia é o único tratamento?

A idade do paciente é um fator decisivo para que o médico determine o melhor tratamento. Se não houver uma solução espontânea, uma opção menos invasiva é tratar a fimose com o uso de pomadas que se mostram eficazes em alguns casos, evitando, assim, um procedimento cirúrgico. 

As pomadas com corticoide ajudam a amolecer e fornecer elasticidade a pele ao redor do pênis, facilitando a retração. Em geral, são realizados ciclos de aplicações e reavaliações rotineiras para acompanhar o progresso.

A cirurgia é indicada para pacientes que apresentam quadros recorrentes de infecções urinárias e balanopostite – inflamação que atinge a glande e o prepúcio.

Se o médico urologista recomendar essa intervenção, ela consiste na remoção do excesso de pele (postectomia) através do uso de bisturi ou ainda com um anel plástico denominado Plastbell™. Porém, é importante ressaltar que em casos de problemas de circulação sanguínea, anomalias no pênis ou enquanto houver infecção, a cirurgia pode não ser indicada nesses momentos.

Para a melhor condução do tratamento seja garantida, consulte um médico urologista, pois somente um profissional da área poderá responder todas as suas dúvidas e fazer o acompanhamento caso a caso.