Com o inverno se aproximando, é preciso redobrar o cuidado com a saúde. O ar frio e seco acumula partículas de poluição e poeira que acessam nosso corpo por meio do sistema respiratório, fazendo com que fiquemos mais vulneráveis a doenças por consequência da mudança de estação, até mesmo dentro de casa. Confira quais doenças são  mais comuns nesta época e como evita-las:

Resfriado

Muito comum em nossa rotina e causada por vírus, o resfriado é caracterizado pela congestão nasal, coriza, dor de garganta e espirros. Apesar de não trazer problemas graves e durarem cerca de uma semana, pode ser bem desconfortável e afetar nosso cotidiano, por isso é preciso lavar as mãos com frequência, desinfetar os objetos regularmente tocados, além de manter uma boa alimentação e realizar atividades físicas.

Gripe

Mais forte e durador que os resfriados comuns, a gripe apresenta tosse seca, mal-estar e febre, sendo geralmente os primeiros sintomas. A vacina contra a doença é uma das melhores maneiras de reduzir a chance de contrai-la, especialmente para o grupo de risco, que são idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas.

Pneumonia

Também caracterizada pelos sintomas de febre e tosse, a infecção pode ser resultada de uma gripe e se resulta nos pulmões, deixando-os inflamados e cheios de líquido ou pus. As bactérias causadoras da doença estão presentes no ar e não são transmitidas com facilidade. A vacina contra gripe é uma ótima maneira de evita-la, uma vez que uma pode se resultar da outra. Caso já esteja com a doença, o tratamento deverá ser feito com antibióticos.

Sinusite

Responsável pela inflamação dos seios faciais, a sinusite pode ser tanto alérgica ou causada por um vírus em alguns dos casos. O consumo de frutas antioxidantes, como o morango, a uva e o kiwi são uma das melhores opções para evita-la, além de beber muito líquidos e utilizar umidificadores.

Asma e Rinite

Ambas tendem a ocorrer durante o inverno devido a poeira e os poluentes estarem presentes no ar. A asma causa a inflamação dos brônquios, responsáveis de levar o ar para o pulmão, provocando a falta de ar.

Apesar dos sintomas parecidos com os dos resfriados, a rinite não é causada por um vírus, e sim por uma reação alérgica do organismo a determinadas partículas inaladas.

Tanto a asma quanto a rinite podem ser evitadas com uma boa alimentação, atividades físicas e antialérgicos, lembrando que este último sempre deve ser recomendado por um médico.

Otite

Causada por um vírus ou bactéria, a otite é uma infecção nos ouvidos que ocorre atrás dos tímpanos, deixando a região inflamada e com líquido. Dores de ouvido e febre são sintomas comuns da doença. As crianças são mais propensas a contrai-la. O uso de protetores de ouvidos, lenços e casacos são uma das melhores maneiras de se proteger da doença durante o tempo frio.

Apesar de desconfortável no clima frio, a ventilação é um dos recursos mais eficientes para evitar algumas dessas doenças, uma vez que uma pode resultar da outra. Por isso, seja em casa, no transporte público ou no trabalho, é importante deixar janelas abertas para o ar circular e evitar o contágio.

Fontes: Capesesp/Pfizer