A infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), é uma condição bastante comum, especialmente entre mulheres. Estima-se que pelo menos 50% das mulheres experimentarão uma ITU em algum momento de suas vidas. Este artigo aborda se ter relação sexual durante uma infecção urinária pode atrapalhar a recuperação e quais são as melhores práticas para lidar com essa situação.
Infelizmente, a infecção do trato urinário (ITU) é uma realidade para muitas mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), elas são mais vulneráveis, sobretudo porque possuem menor extensão anatômica da uretra do que os homens, e maior proximidade entre a vagina e o ânus.
Causas da Infecção Urinária
As infecções urinárias são causadas principalmente por bactérias que entram no trato urinário. A bactéria mais comum é a Escherichia coli, normalmente encontrada no trato intestinal. Fatores de risco incluem higiene inadequada, atividade sexual, uso de certos tipos de contraceptivos (como diafragmas e espermicidas) e alterações hormonais.
Embora haja uma série de maneiras diferentes de a bactéria entrar em áreas onde não deveria, a atividade sexual, especialmente com um novo parceiro, aumenta o risco de contrair uma infecção do trato urinário.
Ato sexual é porta de entrada para bactéria que causa infecção urinária!
Relação sexual durante a infecção urinária
Ter relação sexual durante uma infecção urinária pode causar desconforto significativo e agravar os sintomas. A fricção durante o ato sexual pode irritar ainda mais a uretra e a bexiga, potencialmente piorando a infecção. Além disso, há o risco de espalhar a infecção para outras áreas do trato urinário e até para o parceiro, embora esse último seja menos comum.
Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero. Por conta disso, as mulheres, principalmente, acabam sentindo dor no ato sexual.
Em geral, o tratamento para infecção urinária é feito com o uso de antibióticos prescritos pelo médico urologista, de acordo com a causa da infecção, mas manter uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a acelerar a cura. Além disso, é importante também ter alguns cuidados, como beber água, não segurar a urina e manter a higiene íntima adequada, para ajudar na recuperação e evitar que a infecção retorne. As infecções urinárias, quando não tratadas, podem evoluir ainda para quadros graves, que exigem um tratamento mais complicado.
A ausência de tratamento pode provocar piora e, em alguns casos, leva a internação do paciente.
Meu parceiro(a) também deve se tratar?
É interessante que o tratamento seja realizado pelo casal, afinal de nada vai adiantar apenas um se cuidar se o outro estiver com alguma bactéria. O uso de preservativo também é uma opção indicada pelos profissionais durante o período do tratamento.
Qualquer sintoma no sistema urinário nunca deve ser menosprezado. Vale a pena procurar um médico para avaliar e realizar o tratamento adequado.
Prevenção de infecções urinárias relacionadas à atividade sexual
Algumas práticas podem ajudar a prevenir infecções urinárias associadas à atividade sexual:
- Higiene adequada antes e depois do sexo, incluindo a lavagem das áreas genitais.
- Urinar logo após a relação sexual para ajudar a expulsar quaisquer bactérias que possam ter entrado no trato urinário.
- Evitar o uso de diafragmas e espermicidas, que podem aumentar o risco de infecção.
- Beber bastante água para manter o trato urinário limpo e saudável.
Agende uma consulta com um especialista na Urobrasil e mantenha em dia a saúde do seu trato urinário!