Acordar de madrugada para urinar é uma situação que muitas pessoas enfrentam, embora seja uma ocorrência normal em algumas fases da vida, como na infância e na terceira idade. Porém, em outros casos, pode indicar um alerta. Confira as principais causas e soluções para lidar com essa situação desconfortável.

 

As possíveis causas do despertar noturno para urinar são inúmeras, entre elas está a ingestão excessiva de líquidos antes de dormir, podendo sobrecarregar a bexiga, levando à vontade de levantar para urinar; além disso, certos medicamentos, como diuréticos, podem aumentar a produção de urina durante a noite, causando esse problema. Alguns problemas de insônia também acabam favorecendo essa situação.

 

Outra causa comum é a “noctúria”. Esta condição ocorre quando o corpo produz uma quantidade maior que o normal de urina durante a noite, podendo ser resultado de alterações hormonais, problemas renais, diabetes, infecções urinárias ou outras condições médicas. É comum em pessoas mais velhas, mas também pode afetar indivíduos jovens.

 

É possível adotar algumas soluções para esse desconforto, como a redução do consumo de líquidos duas horas antes de dormir; evitar bebidas diuréticas, como café e álcool; e esvaziar completamente a bexiga antes de ir para a cama, estabelecendo uma rotina regular de sono. 

 

Dessa forma, adotando medidas simples, torna-se possível minimizar o desconforto gerado em acordar de madrugada para urinar. Ainda sim é essencial consultar um médico especialista para maiores informações sobre o assunto e a realização de exames.

Quer marcar uma consulta na Urobrasil? Acesse nosso site e realize este processo sem sair de casa!