O tumor mais comum entre os homens: o câncer de próstata

O câncer de próstata é o que mais afeta os homens com mais de 50 anos de idade.

O câncer de próstata é o tumor visceral mais comum entre os homens, com uma incidência de cerca de 60 mil novos casos ao ano no Brasil. Em 2016, cerca de 61 mil brasileiros receberão diagnóstico da doença, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

O que é a próstata? 

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e envolve a porção inicial da uretra, e tem como principal função produzir parte do líquido que forma o sêmen. Esse líquido é produzido por estruturas glandulares (ácinos) e possui propriedades que ajudam a nutrir e preservar os espermatozoides. “O câncer de próstata é uma consequência da transformação das células dos ácinos, que passam a se propagar de forma anormal e ganham a capacidade de invadir o órgão e até, em casos mais graves, circular pelo corpo e causar tumores.”, afirma o Dr. Cristiano Utida, Urologista e especialista em câncer de próstata da Urobrasil.

Quais são os fatores de risco?

Os principais fatores de risco associados ao câncer de próstata são idade, história familiar, e raça. “É recomendado que homens com história familiar de câncer de próstata e negros realizem exames de rastreamento (Um exame de sangue, o PSA e o toque retal) a partir dos 40-45 anos, pois apresentam um risco duas vezes maior de desenvolver a doença. Nos demais, deve-se iniciar o exame anual a partir dos 50 anos.”, explica o especialista.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

sintomas cancer prostata

No geral, o câncer de próstata precoce não apresenta sintomas. Porém, quando presentes, os sintomas geralmente não são específicos da doença. Podem ocorrer sintomas desde uma simples dor lombar, na bacia ou joelhos até problemas de ereção, um sangramento pela uretra, ardência e dor ao urinar. Quando esses sintomas aparecem, é muito mais provável que eles sejam consequência de uma doença benigna (como hiperplasia da próstata) do que decorrentes de um câncer.

Em casos mais graves, quando o câncer de próstata se dissemina para os ossos podem ocorrer dores ósseas. Não existem providencias que podem ser tomadas para que os homens não tenham câncer de próstata, porém, manter hábitos saudáveis como uma boa alimentação, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde e podem ajudar na prevenção da doença. 

Para deixar um pouco mais claro acerca dos possíveis sintomas, elencamos eles em categorias, confira?

Sintomas obstrutivos

  • diminuição do jato urinário
  • gotejamento após a micção
  • sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
  • micção em dois tempos

Sintomas irritativos

  • aumento da frequência urinária
  • urgência miccional
  • aumento da frequência urinária noturna
  • incontinência urinária

Depois, a doença pode invadir órgãos vizinhos como ureteres, reto ou bexiga e, eventualmente, os linfonodos da pelve e do abdômen,causando os seguintes desconfortos:

  • inchaço escrotal
  • inchaço das pernas
  • sangue na urina
  • dor lombar
  • dor pélvica

Nos casos mais avançados a doença causa fraqueza, anemia e reduz o apetite. Porém, esses sintomas são inespecíficos, ou seja, podem estar relacionados a outras causas. Por isso, procurar um médico para fazer os exames e ser diagnosticado com mais precisão é fundamental.

Qual o tratamento para este tipo de câncer?

Se localizado, o câncer de próstata apresenta duas possibilidades de tratamento mais comuns, a cirurgia radical ou a radioterapia. Porém, em casos selecionados e de baixo risco, apenas a observação vigiada (active surveillance), com consultas e exames periódicos pode ser uma alternativa. 

“A partir do momento em que o câncer de próstata se alastra para outras partes do corpo, o tratamento com bloqueio hormonal da testosterona e a quimioterapia tornam-se opções terapêuticas. E nos casos onde ocorre dor acentuada óssea, há a possibilidade de se realizar radioterapia neste local com o intuito de reduzir a dor.”, ressalta.

Por isso, realizar os exames de rotina é importante. Em casos suspeitos, é recomendado fazer a biópsia de próstata. E com o diagnóstico confirmado, o tratamento será indicado de acordo com as particularidades de cada paciente.

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423