O que é câncer de testículo?
O câncer de testículo é a proliferação de células malignas no testículo. Acomete homens jovens com pico de incidência na 3ª década de vida (entre 20 e 30 anos). A grande maioria dos tumores têm origem nas células germinativas do testículo e são divididos em seminomas e não-seminomas.
Qual o quadro clínico do câncer de testículo?
O principal sintoma é a presença de nodulação endurecida no testículo com aumento do volume do testículo acometido. Em 1-2 % dos casos pode haver comprometimento dos dois testículos. O crescimento é geralmente rápido e na presença dos sintomas uma avaliação com médico urologista deve ser programada.
Como é feito o diagnóstico?
A presença de nódulo sólido no testículo no exame clínico associada a confirmação diagnóstica por exame de imagem sugere fortemente o diagnóstico de câncer de testículo. Exames laboratoriais de marcadores tumorais são solicitados (Beta-Hcg, alfa-fetoproteína e DHL) e exames de imagem (tomografia computadorizada ou ressonância) são necessários para o estadiamento.
Qual o tratamento?
O tratamento inicial consiste na remoção cirúrgica do testículo afetado (orquiectomia radical). Após o diagnóstico definitivo confirmado por anatomia patológica pode ser necessário tratamentos adicionais com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.
O câncer de testículo tem cura?
Sim. O câncer de testículo apresenta altas taxas de cura. O diagnóstico e tratamento precoces, acompanhamento multidisciplinar e a quimiossensibilidade do tumor contribuem para o sucesso do tratamento.
- CRM 126579
- RQE 66875
Médico assistente do setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal HSPM, Médico da Santa Casa de São Paulo e médico do Hospital Samaritano. Especialista em Urologia pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2013). Possui Título de especialista em Urologia.