Câncer de uretra: causa, sintomas e tratamento

O câncer de uretra é um tipo de tumor raro, mas que tem maior registro de casos em mulheres, essa proporção em relação aos homens é de quatro casos femininos para um masculino.  Neles, a doença possui maiores registros em pessoas acima dos 50 anos, e nelas, a doença é mais comum acima dos 60 anos. A doença causa sintomas nos dois casos, mas são distintas devido a diferenças na formação do canal.

Como é feito o diagnóstico?

Em ambos os casos, a doença só pode ser comprovada através de um exame de endoscopia através do trato urinário, chamado de uretrocistoscopia, mas os sintomas são perceptíveis e podem gerar um desconforto que deve levar o paciente ao urologista.

Causa e sintomas em homens e mulheres

 Nas mulheres, o câncer de uretra tem maior incidência em período pós-menopausa, por volta dos 50 e 60 anos, e mesmo não tendo fatores etiológicos comprovados, ou seja, mesmo não apresentando motivos diretos como causadores da doença, está muitas vezes ligado a doenças crônicas do trato urinário, DST’s, doenças proliferativas, fibroses e infecções urinárias. Os sintomas mais comuns são tumores palpáveis, dificuldade e ardência para urinar, sangramento uretral ou na urina e dores durante as relações sexuais. 

Já nos homens, esse câncer costuma aparecer normalmente depois dos 60 anos, e os sintomas mais proeminentes são – além dos já citados como sofridos pelas mulheres – a presença de secreção uretral e dor no pênis.  “Apesar de raro, o câncer de uretra pode ser tão agressivo quanto o câncer de próstata e, por isso, merece toda atenção necessária” afirma Dr. Alex Meller, da Urobrasil.

Dr. Alex Elton Meller

Formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em Urologia pela mesma instituição, o Dr Alex Meller atua como diretor clínico da Urobrasil desde de 2010, e tem diversas contribuições significativas na área de urologia, sendo algumas delas como:

Médico assistente da Disciplina de Urologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Vice-chefe do setor de Endourologia e Litíase Renal da Disciplina de Urologia – UNIFESP/EPM
Delegado representante do Brasil na Sociedade Mundial de Endourologia (Endourological Society) entre os anos de 2018 a 2021
Coordenador do setor de Endourologia e Litíase Renal da Sociedade Brasileira de Urologia na Gestão 2016/2017
Autor de artigos científicos, capítulos de livros e palestras em Endourologia e Cálculo Renal
Membro do corpo clínico dos mais renomados hospitais de São Paulo

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.