Câncer no rim: doença rara, mas letal

Anualmente 51 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de rim. Sendo que uma em cada duas pessoas diagnosticadas vem a óbito.

O câncer renal representa 3% das doenças malignas que atingem adultos em todo o mundo. Por se tratar de uma doença silenciosa, muitas vezes o diagnóstico é feito apenas em estágios mais avançados, podendo ser feito através de ultrassom, ressonância, tomografia do tórax, cintilografia óssea (avaliação de metástases ósseas) ou biópsia. 

O problema surge principalmente após os 60 anos e é muito mais comum no sexo masculino. Isso acontece devido aos hormônios femininos (como o estrógeno) que resultam em proteção frente ao risco da doença. Mulheres que utilizam anticoncepcionais orais apresentam proteção.

Doença de causas ainda desconhecidas

Infelizmente, as causas do câncer no rim ainda são desconhecidas, mas de acordo com o Dr. Alex Meller da Urobrasil, existem estudos que apontam que o problema pode estar relacionado à exposição de alguns agentes químicos, como Nitrosaminas e Cádmio, exposição a radiação e uma dieta rica em gordura. Além disso, existem alguns fatores de risco como tabagismo, obesidade, hipertensão, histórico familiar e tratamentos para a insuficiência renal, como a diálise. 

Os sintomas e os estágios do câncer no rim

Quando os sintomas surgem, os indicativos da doença são: sangue na urina, massa abdominal palpável, dor na região lombar e perda de peso inexplicável. O câncer de rim pode ser diagnosticado em quatro diferentes estágios que variam conforme a extensão e malignidade do tumor. Veja:

Estagio I

Nesta fase, o tumor pode ter cerca de 7 cm de diâmetro e está confinado ao rim.

Estagio II

Na segunda fase, o câncer é maior, mas ainda está confinado ao rim.

Estagio III

Na fase III, o tumor aumenta de tamanho e se expande para além do rim e atinge o tecido que circunda o órgão, podendo se propagar até um nódulo linfático próximo.

Estagio IV

Nesta fase final, o tumor se espalha para múltiplos nódulos linfáticos ou, ainda, para partes distantes do corpo, como o osso, fígado e pulmões – podendo causar metástase.

O tratamento

O tratamento do câncer no rim será indicado pelo médico de acordo com o estágio da doença. O tratamento definitivo para o problema é a nefrectomia parcial ou radical: uma cirurgia responsável pela retirada do rim ou parte dele, a glândula adrenal quando necessário, seus revestimentos e os linfonodos regionais. Também existem tratamentos menos invasivos como crioterapia (destruição tumoral através do congelamento) ou a radiofrequência (que realiza o mesmo procedimento, mas através de ondas de calor).

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423