Cólica renal ou gases? Você sabe reconhecer a diferença?

Ninguém gosta de sentir dor, certo? Quando estamos com algum desconforto, imediatamente buscamos identificar a causa e descobrir qual o melhor jeito de acabar com ela. É muito importante entender qual a localização da dor, qual a sua frequência e como ela está se expressando (São pontadas? Choques? Está latejando?).

Quando a dor aparece na região abdominal, pode ser um pouco mais complicado identificar o que está acontecendo. Isso porque, nessa área, estão localizados diversos órgãos, de forma muito próxima, cada um com sua especificidade. 

Por esse motivo, muita gente encontra dificuldade em distinguir a dor causada pelos gases e a cólica renal, por exemplo. Nesse artigo, iremos nos aprofundar um pouco mais e tentar entender o que diferencia uma dor da outra, bem como qual o tratamento adequado para cada uma.

O que são os gases?

Os gases são o ar que se acumulou no organismo, e que acaba sendo eliminado por via oral ou anal. Sua principal origem vem do intestino, e é produzido a partir de carboidratos que não foram devidamente digeridos. É normal ter gases. Algumas pesquisas apontam que uma pessoa saudável libera entre 0,6 e 1,8 litro de ar por dia. Todo esse processo acontece cotidianamente, sem dor. Contudo, em alguns casos, pode surgir um desconforto muito grande na região abdominal, sinalizando que algo não vai bem.

O que é a cólica renal?

A cólica renal é uma dor muito acentuada que surge em pacientes que possuem pedra no rim. Ela não está associada à existência da pedra em si já que, em muitos casos, pode até passar despercebida. Na realidade, a dor provém do deslocamento dessa pedra pelo organismo, quando elas obstruem parcial ou totalmente o ureter, um tubo muscular longo que conecta os rins à bexiga.

Como diferenciar uma dor da outra?

Existem algumas características específicas que nos ajudam a distinguir uma dor da outra.

Localização:

Gases: A dor costuma aparecer na parte superior do estômago, logo abaixo do coração, acompanhada de inchaço da região. 

Cólica renal: A dor surge nos flancos, região das laterais da barriga, com possíveis irradiações para a virilha.

Tipo de dor:

Gases: Costuma vir em ondas e se movimentar pelo corpo. Varia muito de intensidade. Pode surgir também a sensação de “fisgadas” no peito.

Cólica renal: É intensa, aguda e persistente. Popularmente, chega a ser comparada com a dor do parto.

Sintomas complementares:

Gases: Normalmente, vem acompanhada com arrotos e flatulências.

Cólica renal: Devido à sua intensidade, pode causar febre e vômitos. Também costuma ser acompanhada de sangue na urina.

Como pudemos ver, alguns sinais claros diferenciam uma doença da outra. Apesar de ocorrerem na mesma região do abdômen, os sintomas são bem diversos.

E agora, como tratar os gases e a cólica renal?

Gases: O mais comum é tomar um remédio antigases. Mas, a longo prazo, o tratamento preventivo mais adequado é rever a alimentação, evitando o alto consumo de leguminosas, leite e produtos industrializados e/ou com gás, como o refrigerante e a cerveja. Também é recomendado comer de forma tranquila, mastigando com calma e evitando conversar durante as refeições. Andar também ajuda a diminuir o desconforto dos gases, pois ajuda a movimentar o ar dentro do organismo.

Cólica renal: Em caso de dor acentuada e intensa, o indicado é procurar um urologista imediatamente. O tratamento inicial foca no controle da dor, através da administração de anti-inflamatórios e analgésicos. Porém, caso seja verificado que a pedra não será expelida naturalmente, pode haver a necessidade de intervenção cirúrgica.

Ter pedra nos rins demanda uma atenção especial. Por isso, nós desenvolvemos um guia completo para você entender melhor sobre o assunto, se prevenir e garantir uma vida mais saudável.

A Urobrasil é especializada em Urologia e conta com uma equipe formada pelos melhores médicos da área. Não hesite e marque agora mesmo sua consulta, para receber o acompanhamento adequado tanto para casos de gases, quanto de cálculo renal. A prevenção é sempre a melhor solução.

Dr. Alex Elton Meller

Formado em Medicina pela UNIFESP, com residência em Urologia pela mesma instituição, o Dr Alex Meller atua como diretor clínico da Urobrasil desde de 2010, e tem diversas contribuições significativas na área de urologia, sendo algumas delas como:

Médico assistente da Disciplina de Urologia da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Vice-chefe do setor de Endourologia e Litíase Renal da Disciplina de Urologia – UNIFESP/EPM
Delegado representante do Brasil na Sociedade Mundial de Endourologia (Endourological Society) entre os anos de 2018 a 2021
Coordenador do setor de Endourologia e Litíase Renal da Sociedade Brasileira de Urologia na Gestão 2016/2017
Autor de artigos científicos, capítulos de livros e palestras em Endourologia e Cálculo Renal
Membro do corpo clínico dos mais renomados hospitais de São Paulo

Mais sobre este assunto

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423