Como prevenir e tratar a Infecção urinária de forma eficiente

A infecção urinária é uma doença muito comum e, na maioria dos casos, simples de ser resolvida. Ela atinge mais as mulheres do que os homens, devido ao fato de que anatomia feminina concede uma maior facilidade para a instalação de microorganismos patogênicos na região da uretra.

O que é a infecção urinária e como ela ocorre?

Quando alguma bactéria consegue chegar até a região da uretra e se instalar ali, ocorre a infecção urinária. O deslocamento dessas bactérias ocorre mais nas mulheres devido a proximidade do ânus em relação a uretra e pelos possíveis desequilíbrios de pH que podem ocorrer na região vaginal, facilitando a permanência de microorganismos nocivos na região. O fato da uretra feminina ser mais curta também pode contribuir para isso.

As atividades sexuais também podem contribuir para o surgimento da infecção urinária. No caso dos homens, essa é a principal causa, principalmente na prática do sexo anal sem proteção, tendo em vista que a bactéria Escherichia coli é a principal causadora de infecções urinárias, em 80% dos casos. Essa bactéria, quando consegue penetrar na uretra que, devido a fissuras normais que podem acontecer durante a atividade sexual, pode se instalar e provocar a infecção.

Veja também:
Infecção urinária nos homens: riscos e relação com a próstata

Outras bactérias também podem causar infecção urinária, bem como fungos e vírus, mas em casos bem mais raros. Diabéticos podem ter maior risco de desenvolver a doença devido a alta presença de glicose no sangue.

Quais os principais sintomas?

Dentre os principais sintomas da infecção urinária, estão:

  • Necessidade de urinar com frequência
  • Pouca urina durante a micção
  • Ardência ao urinar
  • Dor na região da bexiga ou nas costas

Em alguns casos mais graves, podem surgir febre e até mesmo a presença de sangue na urina. Por isso, é preciso ficar atento.

Veja também:
Cistite não é infecção urinária: saiba diferenciar

Como é o tratamento para a infecção urinária

Como, na maioria dos casos, a infecção urinária é causada por bactérias, os antibióticos são os medicamentos mais utilizados para o tratamento da doença. Para reduzir outros sintomas que normalmente surgem, como a ardência e o desconforto, analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser prescritos.

Os remédios indicados devem ser ministrados com seriedade, tendo em vista que a falha do compromisso com o tratamento pode falhar no combate adequado às bactérias, tornando-as mais resistentes e a infecção, crônica – mais difícil de ser combatida.

Juntamente com o tratamento medicamentoso prescrito pelo médico, é recomendada a ingestão de água constante, para auxiliar no processo. Essa recomendação também é válida para a prevenção.

Algumas frutas também podem ajudar no combate e na prevenção da infecção urinária. Dentre elas, destacam-se os mirtilos, que “evitam que algumas bactérias apareçam no trato urinário, impedindo assim a inflamação e a queimação ao urinar”, conforme destaca o Dr. Alex Meller – médico Chefe da Urobrasil. Abacaxi, uva e laranja também podem contribuir.

Veja também:
Frutas que ajudam no tratamento da infecção urinária

É importante ressaltar que, em alguns casos, a infecção urinária pode atingir a bexiga e os rins, tornando o tratamento mais delicado e demorado. Por isso é extremamente importante ir ao urologista assim que surgirem os primeiros sintomas da doença, a fim de evitar o seu agravamento ou reaparecimento em virtude de tratamento ineficaz.

Geralmente, a melhora da infecção urinária ocorre logo após os primeiros dias após a ingestão da medicação. Caso isso não ocorra, o médico deve ser avisado para reformular o tratamento.

As relações sexuais também requerem atenção especial nesse período, para que não haja uma reinfecção e prejudique o andamento adequado do tratamento.

Prevenindo a infecção urinária

Alguns cuidados básicos devem ser tomados a fim de evitar o surgimento da infecção urinária, dentre os principais, estão:

  • Ingestão de água frequente para ajudar na expulsão de bactérias da bexiga e da uretra
  • Não segurar a urina por períodos estendidos
  • Higienizar as partes íntimas com água e sabão e urinar logo após as relações sexuais
  • Ao defecar, dê preferência à limpeza com chuveirinho e, se precisar usar o papel, o faça da frente para trás e não o movimento inverso
  • Absorventes também não devem ser utilizados por longos períodos – troque-os frequentemente
  • Roupas muito justas também devem ser evitadas

Aos primeiros sintomas, busque um urologista

A infecção urinária, de modo geral, é uma doença com um tratamento fácil e eficaz. No entanto, o sucesso do tratamento depende da agilidade do paciente na procura por ajuda e na sua seriedade em relação ao tratamento. Caso haja muita demora na procura por ajuda ou o tratamento seja feito de forma inadequada, a infecção pode evoluir para um quadro mais grave ou crônico. Portanto, aos primeiros sintomas, procure um urologista.

A Urobrasil tem um time de urologistas gabaritados para atender você. Se apresentar algum dos sintomas citados, marque sua consulta conosco pelo WhatsApp: https://bit.ly/360IinF

 

Mais sobre este assunto

Tratamentos para o câncer de próstata

Tratamentos para o Câncer de Próstata

Tratamentos para o câncer de próstata incluem vigilância ativa, cirurgia, radioterapia e terapias sistêmicas. Escolha a abordagem ideal com base no estágio da doença e sua saúde geral.

Prevenção do câncer de próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenir o câncer de próstata envolve uma alimentação saudável, exercícios regulares, redução do estresse e exames de rotina. Adote hábitos saudáveis e proteja sua saúde.

Novo número de WhatsApp

Informamos que a partir do dia 27/09/24, a Urobrasil passa a realizar o atendimento WhatsApp em um novo número. Salve em seus contatos:

(11) 4329-9423