Mais comum entre mulheres, a cistite e a infecção urinária são problemas que geram grande desconforto. Os sintomas de ambas são bem parecidos, porém o tratamento e as consequências possuem graus de atenção bem distintos. Dada a importância e a falta de informação sobre o assunto, o Dr. Alex Meller, da Urobrasil, explica as diferenças, causas e tratamentos para ambos os casos.
O que é cistite e como ela ocorre?
Em média de 15 a 20% das mulheres no mundo sofrem com a cistite, que é uma inflamação na bexiga. Exagerar no café e no refrigerante, deixando de ingerir quantidade suficiente de água ao dia, são causas para seu desenvolvimento. “O café e o refrigerante, quando tomados frequentemente, liberam grande quantidade de substâncias ácidas na urina, gerando irritação na bexiga”, explica Meller.
Outro fator que aumenta a chances da inflamação são relações sexuais, já que durante o ato acontecem dois fenômenos, o primeiro é o atrito do pênis com a uretra feminina que se localiza na parede anterior da vagina e é separada por uma parede muito fina. “O atrito leva a irritação da uretra feminina e aos sintomas de cistite”, esclarece.
Uma forma de prevenção é usar bastante lubrificação quando tiver relações sexuais muito longas.O segundo fenômeno ocorre com a mudança de pH vaginal associado as secreções eliminadas durante o ato e a ejaculação – quando ocorre dentro da vagina – podendo levar a proliferação bacteriana ou fúngica vaginal e inflamação da vagina e consequentemente da uretra.
Quais os sintomas?
Os sintomas são dores e vontade excessiva de urinar, porém é menos grave que a infecção urinária, podendo ser trada com ingestão de liquido e analgésicos para a dor. “Um grave problema é que a dor criar certo receio em urinar, agravando as consequências da doença”, ressalta. Meller ainda frisa que o não tratamento pode ser causa para entrada de bactérias. “A ureta da mulher, por ser menos comprida que a do homem e estar em uma região facilmente acessada por bactérias, aumenta a chances de infecções”, aponta.
E a Infecção Urinária?
Possui as bactérias como principal causa, então, algumas vezes, é a cistite um dos estágios anteriores à infecção urinária. “A proliferação das bactérias na região é alta, em média de quatro em quatro horas são praticamente duplicadas”, afirma Meller. Urinar é o principal tratamento, já que a urina lava a bexiga, renova as bactérias e cria uma barreira que evita novas infecções. “Urinar de três em três horas é fundamental no tratamento tanto da cistite, como da infecção urinária”, ressalta.
Consulte o médico
Caso você desconfie que esteja com infecção urinária, ou sofra com ela de forma recorrente, agende uma consulta com o seu médico de confiança. Aqui na Urobrasil, contamos com o Dr. Bruno Lebani, que atua como Urologista geral da Clínica UNIX, com ênfase em Disfunção Miccional do Trato Urinário e Urologia Feminina.